TV Digital, quem precisa?

by

tvdigital2

Como (aspirante a) engenheiro eletrônico, eu não deveria questionar a importância da nova tecnologia porém vamos pegar o lado prático da coisa.

Quando o sinal estreou em SP em Dezembro do ano passado o resto do país torceu o nariz de inveja. Pouco tempo depois chegou em Belo Horizonte. Esta semana estreou em mais uma capital, Porto Alegre e vendo a experiência da minha cidade eu pergunto, e daí? O que mudou? O que vai mudar? Afinal de contas quem está preocupado com definição ou, super definição?

A revolução da TV digital foi avacalhada pela revolução de outras áreas e a principal vilã é a internet, que como um buraco negro, puxa tudo para si. O YouTube é um dos maiores algozes desta festa. Ninguém esperava ver videos na internet com a velocidade que é possível, por mais que demore a carregar (dependendo da conexão) você tem acesso a praticamente todo o material audiovisual gerado na humanidade ao alcance de uma “busca”. Duvida? Então procure lá ‘episódios de Beavis & Butt-Head‘ ou ‘abertura de Que Rei Sou Eu?‘ ou ainda ‘dublês ensaiando sequência de kung-fu para Matrix‘. Está tudo lá.

Na verdade quase tudo, porque no início o YouTube viveu uma festa, era possível fazer o upload de qualquer coisa, mas à medida que o site foi crescendo (e o Google comprou o portal) os grandes estúdios viram seu conteúdo sagrado e lucrativo sendo disponibilizado de graça para qualquer um. Com isso vieram alguns problemas de direitos autorais, pirataria mas o caso deu uma esfriada e o youtube ainda é referência.

Tem coisa melhor do que você simplesmente procurar o que quer assistir ao invés de escolher dentre as opções que estão disponíveis? Isso que é interatividade! Por falar nisso, as emissoras brasileiras anunciaram que vão abrir mão da possibilidade de transmitir vários canais ao mesmo tempo para poder gerar conteúdo em alta definição. Porque, além de não terem tanto conteúdo assim, seria estranho competir em audiência consigo mesmo.

Voltando à tal alta definição.. Muito legal! Se você tiver uma TV preparada e, claro, um conversor. Fora isso, esqueça. Além disso, faça uma experiência, vá até uma loja de super eletrodomésticos e peça para ver as novas tvs LCD com conversor embutido e peça para ver o sinal super definido. Não faz tanta diferença assim.

Mas a tv digital tem outras vantagens, a revolução não pára por aí. Você tem a possibilidade de assistir os canais abertos no celular e no computador. Recentemente eu vi um destes aparelhos MP7 com TV analógica (alguns vendem dizendo que é TV digital, mentira!) e achei muito eficiente. Quanto aos computadores, os primeiros conversores USB que apareceram custam na casa dos 200 reais e a imagem deixa a desejar então achei melhor deixar quieto.

Na minha opinião esta tecnologia vai demorar a engrenar e a transição vai ser lenta e imperceptível. Um belo dia vamos estar todos assistindo novela em alta definição e então alguém vai aparecer com uma TV velha ligada a um DVD e vamos falar: “puxa, como eles conseguiam assistir isso?”

Será?

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: