Tecnologia – Netbooks

by

eeepc1

Mais do que um celular bacana e envenenado, a moda que está chegando com tudo é a dos Netbooks. Já ouviu falar? Então prepare-se em breve estarão por todo lado talvez até na sua mochila.

Mas o que é um Netbook? Nada mais é do que um Notebook com menos recursos, a princípio voltado para navegação (daí o “net”) mas atualmente eu diria voltado para mobilidade/praticidade total. O fato de ter menos recursos permite aos netbooks terem o tamanho extremamente reduzido, bem como o peso e, o mais interessante, o preço.

Tudo começou com a corrida dos governos de alguns países para lançar o notebook de 100 dólares para uso educacional e na integração digital dos menos favorecidos. A Asus foi uma das empresas que começou a pesquisar mas não conseguiu atingir o objetivo. Resolveram então lançar um produto baseado naqueles conceitos porém com outras finalidades, para ver como o mercado iria recebê-lo. Lançaram assim o primeiro EEEpc. “Easy to Learn, Easy to Play, Easy to Work”. Este notebook da Asus tinha as dimensões de uma agenda, tela de 7”, webcam, microfone, leitor de cartão, 2GB de armazenamento, entradas USB, saída de video, pesava 900 gramas e custava 300 dólares. Não deu outra, foi um sucesso estrondoso. Tão grande que a linha EEE hoje se multiplica intensamente e, de olho na recepção do mercado, vão sempre lançando novos modelos para ver aqueles que melhor funcionam. Aumentaram a tela de 7 para 8,9” e enfim 10”. Aumentaram o armazenamento de 2GB para 4GB e enfim 12GB. Hoje tem modelos com HD (de verdade) com até 160GB. Colocaram bluetooth, tiraram bluetooth, aumentaram resolução da Webcam, aumentaram peso para 1,4Kg depois voltaram para 1Kg e por aí vai. Cada variação dessa corresponde a um modelo diferente e fica a cargo do freguês escolher o que melhor atende. O último modelo lançado (EEE S101) segue a tendência do MacBook Air da Apple e exibe um notebook ‘slim‘ ou seja, fininho. Para o futuro a Asus prepara a primeira versão com touch screen (tela sensível ao toque).

asus_eee

O sucesso do EEE não mexeu apenas com a Asus, a concorrência, ao perceber o filão de marcado que nascia, rapidamente resolveram copiar e lançar seus próprios netbooks. Hoje tem um modelo da HP (2133) que é bem elogiado, porém mais caro, e outro da Acer que bate de frente com o EEE pois está na mesma faixa de preço e oferece configurações parecidas. Até a Dell prepara o seu mini-notebook.

Mas porque alguém iria querer um notebook com menos recursos? Os notebooks tradicionais custaram a alcançar desempenho parecido com os desktops e agora o mercado anda para trás? Hoje temos notebook com processador DualCore, 8GB de RAM, 300GB de HD, placa de video dedicada, tela anti-reflexo e drive gravador de discos Blue-Ray, porque então abrir mão disso tudo e pegar um notebook com processador simples, 1GB de memória RAM, armazenamento simbólico e sem drive algum de CD, DVD ou qualquer coisa?

reveee_laptop

A resposta é simples. Primeiro porque os super notebooks custam na casa dos 3, 4 mil reais. Já os mini custam na casa dos 900. Segundo porque, qual o objetivo principal do notebook? Mobilidade! E isso não fica restrito ao fato de você usá-lo na sala, na cozinha ou no quarto. Isso quer dizer carregar o notebook com você para cima e para baixo, pro campo ou pra fazenda, pra praia ou pro escritório. Por mais “leves” que os tradicionais se sintam, faça o teste, coloque um na mochila e ande com ele nas costas o dia inteiro. Ele vai te lembrar a todo momento de sua presença. Já os netbooks, com seus irrisórios 1kg e pouco (ou menos) podem ser facilmente esquecidos dentro da bolsa sem incomodar a ninguém. 

Lá fora a moda está quase consolidada e por aqui ainda engatinha. Recentemente a Asus abaixou o preço do modelo básico do EEE para 200 dólares ou seja, está quase atingindo os 100 desejados. Já por aqui, parece que os empresários não entenderam a tendência. O objetivo não é apenas lançar um notebook pequeno mas sim um que seja pequeno e barato. Os primeiros que estão sendo vendidos no Brasil tem uma variação de preço de 900 a 1700 reais. Nos resta então aguardar a moda pegar ou pedir a alguém que esteja indo para o exterior para trazer uma EEEncomenda especial.

Tags: , , , , , , , ,

Uma resposta to “Tecnologia – Netbooks”

  1. Flávia Says:

    Príncipe!!!!!! Fico maravilhada com sua escrita!! Parabéns!!!!!!!!!!!!
    Bom, eu estou aguardando essa tendência, a do preço baratinho!
    Se não, não dá….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: