Tecnologia – Infraero Wireless

by

infraero

Você sabe o que é um ‘hotspot‘? Caso não conheça, espero que, devido a popularização de novas tecnologias, nem precise. São elas, o 3G dos celulares (que ainda é caro) e o Wimax. Ambos espalham o sinal (de internet) numa área gigantesca te deixando assim livre de cabos e com mobilidade total, leia, internet na rua, no ônibus, no metrô, no buteco e etc.

Enquanto não chegamos, ou enquanto não chegam estes para todos, existe uma alternativa interessante de navegação na internet quando fora de casa. São as redes com padrão Wifi (802.11b/g) que estão disponíveis em pequenos ambientes.

Um access point tradicional (aparelho que distribui o sinal no ar) cria uma rede em torno de si com raio de alcance de 40 metros (indoor) e 100 metros (outdoor). Ou seja, num ambiente com barreira e sem barreira. Esse sinal é o suficiente para você instalar um aparelho dentro de casa e cobrir todos os cômodos, da cozinha ao banheiro (claro que se você morar num palácio pode ficar complicado). E também cobre com folga grandes salões, como num restaurante.

Tão logo esta tecnologia surgiu, apareceram pessoas ‘empreendedoras’ que viram aí a chance de ganhar dinheiro e começaram a criar os hotspots pagos. O hotspot é simplesmente um lugar onde você consegue sinal wireless. Os hotspots pagos funcionam assim, você faz uma assinatura com uma Oi, Uol, Vex, Terra da vida e escolhe um pacote que pode ser de uso ilimitado ou uma certa quantidade de horas. Depois a empresa te disponibiliza o mapa de cobertura ou seja, dadas todas as cidades qual o hotspot mais próximo de você. Por exemplo: se você estiver em São Paulo pode navegar no restaurante tal. No Rio navegue no hotel tal, em BH… e por aí vai. A lista de lugares é grande e não pára de crescer mas convenhamos, ter que correr atrás do acesso? Parece meio antiquado (ainda mais em tempos de 3G).

Com isso começaram a aparecer algumas alternativas interessantes, eram aquelas pessoas que queriam chamar a atenção para o seu empreendimento mas não queriam, com a internet, incrementar a renda. O que fizeram? Hotspot gratuito! Aí é uma beleza. E com a moda pegando ninguém vai querer ir num restaurante com wifi pago se no outro é grátis. Hoje a maioria dos hotéis oferecem o serviço gratuito. Em BH, pode-se navegar sem pagar por isso na praça de alimentação de alguns shoppings (Pátio Savassi, Cidade…) e também em algumas praças. Praça? Sim, a prefeitura está jogando o sinal no ar para diminuir o abismo digital. Legal.

Agora a notícia boa vem dos ares, e dos aeroportos. Recentemente eu estive passeando de avião e fiquei muito chateado por ter de esperar horas no saguão tendo um filme chato na Globo como diversão. Abri o notebook e o que consegui? Sinal wireless!! Oba, vamos navegar! Não, não. Não pode!! O sinal era da Vex, que inclusive administra todos os aeroportos brasileiros bem como, rodoviárias, alguns restaurantes e hotéis. E aí? Bem, eu poderia fazer uma assinatura ou comprar créditos para usar por 1 hora. Pensei bem e voltei ao filme. Nesta semana a Infraero veio a público anunciar que estará disponibilizando sinal wifi gratuito em toodos os aeroportos brasileiros. Revolução?? Sim!! Tomara! Nós vamos ganhar e vamos chutar a bunda deles. De novo! Vamos ganhar e vamos chutar a bunda deles!! Da Vex.

Última notícia boa, na verdade penúltima, empresas bondosas estão começando a disponibilizar internet em vôos comerciais e logo logo a novidade chega por aqui.

Agora sim, última notícia boa, o Wimax está virando realidade e está vindo com tudo. A HTC já se adiantou e lançou esta semana o primeiro aparelho celular com a tecnologia.

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Tecnologia – Infraero Wireless”

  1. Léo o Nardo Says:

    mto bom! parabens pelo blog!

  2. Flávia Says:

    Muito interessantes essas notícias!!!
    Bom gostaria que vc, um dia desses, esclarecesse pra gente o que é essa tal tecnologia 3G e 3GG.
    Valeu!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: