Tecnologia – Na era da informação

by

erainf

Certa vez ouvi dizer que um único exemplar de um jornal de grande porte teria mais informação do que uma pessoa da idade média teria acesso em toda sua vida. E olha que nem estamos falando de internet, falamos de jornal impresso, coisa passada.

Hoje, quando o Google abre sua telinha em branco com um campo para pesquisa, podemos dar asas a imaginação e destrinchar todo o conhecimento e experiência que o homem adquiriu e compartilhou ao longo da história.

O problema nasce justamente da confiabilidade das informações. Um texto num blog, por exemplo, é conhecimento? Depende de quem escreve. Com a facilidade de qualquer um divulgar suas idéias, é natural que coisas sem consistência ou de mal gosto tenham público (o que não é o meu caso que conto com a visita das mentes mais apaixonadas pelo saber/entretenimento do mundo). Mas não fosse esta facilidade, eu mesmo não estaria aqui brincando.

Como separar então o joio do trigo? Não tem fórmula. Recomenda-se a prudência e o ‘pé atrás’. Cautela, calma, verificação de fonte e, (até por erros e acertos) voto de credibilidade no autor.

Mas hoje vivi uma experiência catártica, acompanhe o problema. Tempos atrás adquirimos uma filmadora MiniDV da Samsung. Ela tem as conexões USB 2.0 e Firewire. Até então, eu eterno leigo, não sabia o que cargas d´água era uma conexão Firewire mas após pesquisas no Google descobri que se tratava de uma conexão tal qual a USB porém mais rápida e ela seria necessária para fazer a captura do video em alta qualidade. Se a filmadora é digital e preza pela qualidade, então nada melhor do que utilizar todos os recursos, vamos entrar no Firewire.

Primeiro problema, meu micro não suporta.

Pesquisa aqui, pesquisa ali, descobri que algumas placas-mães novas vem com a conexão e não é o caso da minha. Mas nem tudo está perdido. Podemos adquirir uma placa PCI Firewire. R$30,00. Beleza! Adquirido, agora é só alegria.

Segundo problema, instalar a placa e reconhecer a filmadora.

Instalar a placa foi o de menos, só abrir, espetar, ligar de novo, conectar e… e nada. Não reconheceu, não deu o menor sinal de vida. Putz, e agora?

Terceiro problema, XP tem incompatibilidades.

Pesquisa aqui, pesquisa ali algum infeliz alerta: O Windows XP tem problemas de incompatibilidade com alguns dispositivos Firewire. Que beleza!!! Maravilha!! E só me avisam agora?? Então vamos à luta! Atualiza, atualiza, atualiza, scaneia, atualiza, desinstala, instala, desinstala, instala, tenta, tenta, tenta e de repente aparece uma mensagem diferente que eu não tinha reparado: “o windows tentou instalar num-sei-o-que e deu erro“.

Que curioso, pelo menos é um sinal de vida e o melhor, temos agora uma mensagem de erro (*). Oba! Nova pesquisa no Google com a mensagem e……… apenas um sujeito com o mesmo problema que eu. Pensei, ‘este infeliz está lá pedindo ajuda e eu vou engrossar o grito dos aflitos’. Quando entrei, para minha alegria, ele não estava reclamando, estava comemorando e querendo compartilhar a solução com os internautas.

Isso que dá gosto na humanidade, pessoas que querem divulgar o bem! O meu amigo narrou que ligou na Samsung, ligou na Microsoft, foi na Igreja e ninguém resolvia. A mensagem do erro era idêntica à minha. O que ele fez?? Trocou o cabo!! Simples assim?? Sim!!!! E ele jurou que funcionou. Não perdi tempo, corri na WAZ(**) e comprei um cabo novo (R$22,00).

Cheguei em casa, momento de tensão, filmadora e cabo na mão. Pluga, liga e FUNCIONA!!! Realmente a informação correta não tem preço. O negócio não é chegar e apertar um parafuso, é saber qual parafuso apertar. Fiquei tão feliz que vou compartilhar com vocês o link original que trata do problema.

Uma solução simples e exata que mata o problema que te esgotava, não tem preço.

(*) Exclamação no Gerenciador de Dispositivos: “Dispositivo de Classe 61883”

(**) Loja de Informática em BH, http://www.waz.com.br

Tags: , , , , , , ,

4 Respostas to “Tecnologia – Na era da informação”

  1. John Klaus Kanenberg Says:

    Caro amigo, fico feliz em ter contribuído para resolver um problema tão “simples” e que infelizmente quase não encontramos soluções por aí…

    Estes é o pagamento que recebemos em escrever em nossos sites/blogs/etc, poder compartilhar um pouco do nosso conhecimento com outras pessoas e sermos reconhecidos por isso. Pois conhecimentos todos temos, mas saber levar estes conhecimentos adiante são poucos que conseguem.

    Parabéns pelo seu blog, sucesso e muito obrigado em reconhecer a importância que houve ao obter a solução do seu problema mediante meu texto.

    John Klaus – kanenberg.com

  2. Fred Bitt Says:

    Sniff… sniff…
    Que história bonita.

    :~(

  3. Daniela Says:

    Meu irmão, que sofrimento! Já não tow conseguindo mias dormir com isso! Será que resolverei isso de uma vez? Eu comprei a cam idem a sua, pra conectar que sufoco! Mas pegou, só que fui achar de desinstalar e ela agora não quer pegar de novo! Aff, pra que fui tirar a placa firewire!? Bem, vou atender sua dica e comprar um novo cabo, quem sabe neh, pq ela faz até barulho que entrou que conectou no pc mas nada acontece. Espero em breve trazer-lhes boas novas sobre isso. Vlw a dica.

    • bussainchains Says:

      heheheh ô luta! Tomara que funcione, nada mais chato que comprar um aparelho que não funciona ou que depende de sorte ou reza braba pra fazer o prometido. Boa sorte!

Deixe uma resposta

