E essa chuva?

by
Santana do Jacaré

Santana do Jacaré

Parecia cena de filme sobre o fim dos tempos mas em Belo Horizonte chegou a chuver 5 dias ininterruptamente. Eu nunca vi isso, você acorda com chuva, passa a manhã, a tarde, a noite e quando chega a madrugada? Mais chuva.

No começo todo mundo celebrou porque afinal de contas estamos com a péssima mania de ficar 100, 200 dias sem um único pingo d´água, mas aí quando vem, vem com tudo. Todo ano é a mesma coisa, as chuvas de novembro e dezembro sempre trazem transtornos ao trânsito e, principalmente, às famílias em área de risco. Às vezes nos pergutamos porque que as pessoas em área de risco insistem em ficar lá mas por outro lado, e se nossa casa fosse uma área de risco? É complicado.

Esse ano foi tudo igual, primeiro um calorzão insuportável, o tempo seco, suadeira, garganta seca e nada de água. Quando estávamos justamente batendo o recorde de dias infernais veio o primeiro sinal de que o tempo está descontrolado. Caiu uma tromba d´água relâmpago que arrasou tudo e de brinde trouxe um fenômeno que andava sumido faz anos, o granizo. Mas num foi um granizinho não, foram bombas como bolas de sinuca, despencando do céu como se enviadas por Deus mirando a testa daqueles que estão em débito.

De repente uma paisagem européia se formou em plena Minas Gerais. Ruas e avenidas brancas e junto disso, é claro, o prejuízo. Telhados cederam, carros alvejados e vidros estilhaçados.

Betim, Setembro 2008

Betim, Setembro 2008

Pois bem, foi só um presságio. Nem bem terminamos as orações por Santa Catarina e agora a chuva nos pegou. Hoje saiu no Jornal Estado de Minas que temos 70 municípios com enchentes e 40 em estado de emergência. Tem até lugar isolado porque a estrada está inundada (Brumadinho). Teve cidade que se preparava para mandar os mantimentos para o Sul quando teve que abandonar a doação porque agora também vai precisar. E tudo assim, sorrateiro e sem aviso.

Sobre o fim do mundo… num sei não. Este ano tivemos em Minas Gerais terremoto, neve e enchente. O que nos reservas, ó doce futuro?

ufmg_18dez

Campus da UFMG

Brumadinho

Brumadinho

Capa do Jornal Estado de Minas de 19 de dezembro de 2008

Capa do Jornal Estado de Minas de 19 de dezembro de 2008

Anúncios

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “E essa chuva?”

  1. Bauer Says:

    Nossa,
    Amigo, acho que vc dava pra jornalista… sem piadinha de duplo sentido!!!

    Ah,
    Meu irmão tá ilhado em Viçosa pq por Ponte Nova ninguém passa…

  2. socramhp Says:

    isso é só o começo, a natureza ta castigando os seres humanos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: