Tecnologia – BHTRANS e Google Maps

by

A BHTRANS estreou no final de 2008 uma parceria com o Google para prover rotas de transporte público. O serviço, apesar de não ser inédito, é sensacional. Você entra no site do Google Maps (http://maps.google.com)  e clica no link ‘Como chegar‘ informando o endereço de dois pontos (origem e destino). Em seguida escolhe se quer ver o resultado para trajetos à pé, de carro ou de ônibus. Rapidamente aparece traçado no mapa todo o itinerário da viagem.

Se a opção escolhida for ‘transporte público‘  ele te mostra as opções de linhas de ônibus para pegar, a quantidade de ônibus e o preço de cada tarifa. Bem como o tempo total da viagem.

Se for possível pegar mais de uma linha em pontos diferentes ele te mostra a distância a ser percorrida a pé até cada ponto e também as possíveis baldeações .

bhtransmaps1

bhtransmaps6

bhtransmaps2

Legal, mas o ó-do-borogodó mesmo são as informações ao vivo de tráfego que a Bhtrans agora disponibiliza. Não sei se tem como ver isso dentro do próprio Google Maps mas acessando o endereço http://infotrafego.pbh.gov.br você tem acesso ao mapa de tráfego de Belo Horizonte. É possível ver a situação de trânsito nas principais ruas e avenidas na região central da cidade delimitada pelo Cinturão da Contorno.

bhtransmaps3

As seguintes informações estão disponíveis:

-Ocorrências de obras e acidentes

-Nível de tráfego

-Pontos de Interesse

-Painéis de sinalização

-Câmeras

Os painéis de sinalização são aqueles letreiros digitais que mostram “Praça Sete trânsito intenso, evite a região“.

bhtransmaps4

E as câmeras são aquelas do Projeto Olho Vivo onde a prefeitura instalou diversas câmeras na cidade para dar informações sobre trânsito e etc. Agora as imagens estão na rede.

bhtransmaps5

Muito bom e acredito que isto seja só o começo dos novos tempos que estão chegando. Um serviço que, acredito que esteja em implantação, é você chegar no ponto de ônibus e descobrir o tempo previsto para a próxima partida. Em breve isso poderá também estar na net com a localização de cada ônibus e disponível no celular. É a tecnologia mudando a vida da gente, isso dá pra fazer.

Tags: , , , , , ,

Uma resposta to “Tecnologia – BHTRANS e Google Maps”

  1. Ralfer Says:

    Seu blog é muito bom. Parabens mesmo. Por isso é meu colunista… heheheeh Vitalino, meu site retorna na proxima semana. Ok??? Acho que vem por ai, uma entrevista bombastica com o prefeito eleito. Exclusivo! eheheh Abracao!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: