A minha entrevista FAVORITA

by

favorita2

Estão escrevendo a mesma história há 40 anos. Faço o mesmo personagem, e o público chora a mesma lágrima, no mesmo horário.” A frase foi dita por Lima Duarte numa entrevista que deu a Folha de São Paulo no dia 26 de março de 2006. Um dia após a entrevista, veio a público pedir desculpas e dizer que não era bem aquilo que queria dizer (entre outros ataques à Rede Globo)

Todos estão enebriados pelo sucesso na reta final da novela A Favorita e ninguém comenta um ponto de vista que, ao que parece, só eu me importei.

Bom, eu não tive o prazer de acompanhar o folhetim para poder despejar minhas críticas, porém, devido à lavagem cerebral das notícias nos jornais e vinhetas na programação, eu pude ficar por dentro de algumas coisas.

No início Flora era boa e Donatela má. Flora estava presa pagando um crime que não cometeu e, ao sair da cadeia, deu de cara com o preconceito da sociedade. Começou então a luta para provar sua inocência. Devido ao charme e carisma de Patricia Pillar, a personagem rapidamente cativou a audiência, enquanto Cláudia Raia vestia a camisa de megera da vez. Num belo dia veio a revelação (acompanhada por um pico no IBOPE), Flora era má e Donatela boa.

Nossa! Genial! Mas peraí, muita calma nesta hora. Não foi bem assiiiim que as coisas aconteceram. Quando a novela apresentou seus personagens e desenhou a sua trama, que se revelava uma farofa morna enrolável por meses e meses, os índices da audiência foram lá em baixo e amargaram um dos piores números de novela das 8 de todos os tempos. Não! Eu não sou especialista em novela e audiência, apenas leio a Folha de São Paulo.

Enfim, diante de um cenário trágico destes o autor teve que mexer uns pausinhos e tirar o pescoço da guilhotina, optou por uma reviravolta. Até aí tudo bem, louvável e criativo. Mas onde está o problema? O problema está no fato de quererem nos convencer de que isso tudo foi uma jogada GENIAL do autor quando na verdade não foi!! Foi sim uma jogada desesperada para tentar recuperar a audiência perdida. O que aconteceu então? Nos primeiros dias da “novidade” (Flora má) a audiência reagiu como esperado (melhorou), mas passado um tempo voltou a cair.

A partir daí boa parte do mérito por tornar o final em “recorde de audiência” se deve muito mais à vilã construída por Flora, do que ao texto do autor. Eu diria que a Patrícia Pillar comprou a idéia e, com seu talento e um empurrãozinho da mídia(*) tirou o autor de uma fria.

favorita

No começo, Flora era realmente boa e Donatela realmente má. Todas as vezes que Flora aparecia era uma pessoa injustiçada e que amargava pagar por um crime que não cometeu, além de ver o amor da filha se dissipar. Já a Donatela beirava o intragável, era arrogante e prepotente. Foi só a mágica da audiência acontecer e o que aparece? Uma mudança radical nos dois personagens. Donatela começa a falar manso (porque virou a injustiçada da vez) e Flora começa a alternar entre momentos de bondade dissimulada e maldades terríveis.

Quer saber o que mais Lima Duarte disse na entrevista?

O povo não aceitou “Bang Bang”. Colocaram a moça [Fernanda Lima], disseram que era bonita. Mas a vestiram demais. Aí teve de ser atriz e ficou ruim para ela. Se a novela vai mal, a primeira coisa é tirar a roupa da mocinha. A segunda é “Quem matou?”.

(*) Antes que alguém ousasse levanter a hipótese de que a reviravolta na novela fosse uma jogada pela audiência, a tropa de choque da Globo entrou em ação com reportagens e matérias para convencer o público do quão genial foram as mudanças e, do quão boa era a atriz Patrícia Pillar por não deixar transparecer sua alma psicopata no início.

VEJA MATÉRIA DO FANTÁTICO—————————————–>AQUI

favorita3

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “A minha entrevista FAVORITA”

  1. maria camila Says:

    massa!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: