Carnaval e Diamantina

by

diamantina

Eu gosto do Carnaval. Independente de estar indo para gandaia ou não, eu acho que é uma festa bonita e deveria ser aproveitada por todos, cada um curtindo a sua onda, a sua brincadeira, a sua festa.

De um tempo pra cá, ou sempre foi assim?, as coisas mudaram um pouco, o Axé dominou e agora divide lugar com o funk que vai ganhando espaço. As ruas viraram puteiros, ou sempre foi assim?, e a galera só quer saber de ficar, ficar, ficar e trepar.

Cadê aquela inocência de ir pra rua fantasiado, tomando uma cervejinha e levando os meninos pra pular carnaval? Os homens vestidos de mulher, bêbados, e as mulheres vestidas de homem, bêbadas. Um lança-perfume no ar colore a brincadeira enquanto todos seguem a bandinha animada pela bateria e a algazarra das marchinhas.

É, isso se perdeu. Mas ainda assim é bom. Só dou um conselho, fique longe da televisão. Principalmente se não morar em São Paulo ou no Rio de Janeiro. As ‘teles’ desenham aqueeeela festa maravilhosa, aquele circo cheio de palhaço desfilando e você, espertão em casa, lá assistindo. No meio dos desfiles vemos os artistas se divertindo nos camarotes caríssimos e com modelos semi-nuas, e você, em casa assistindo. Então, desligue o aparelho.

Você sabia que tem gente que paga pra desfilar? Ah, faça-me o favor! Pior, quase todos que estão ali pagaram. Vai gostar de aparecer lá longe. Na minha opinião o melhor carnaval de Minas (e se bobear do Brasil) é em Diamantina. A cada ano, no rítmo exato do inverso da fama, a qualidade vai caindo mas, ainda hoje, é bom.

Lá temos um carnaval democrático, apesar do funk ser ouvido em qualquer ponto da cidade (Q-U-A-L-Q-U-E-R-!) e tem festa pra todos. Tem até uns barzinhos que tocam rock! Mas não vá pra lá com essa cabeça. Vá com clima de festa. 24hrs de festa. E não é festa de bacana desfilando e o povo aplaudindo não, é o povo fazendo festa pro povo. É gente cuidando de gente. Liberte-se dos horários! Quer dormir de tarde e sair de casa 3 hrs da manha? Faça! Quer dormir às 3 e sair de casa meio dia? Faça! Não importa! Qualquer horário que for é isso mesmo. E além do mais, se for de turma, rola sempre aquele churrasquinho em casa então, se for pra descansar, descanse fazendo churrasco.

Agora não deixe de ver a Bartucada. É uma experiência marcante (quem conhece provavelmente já cansou, mas é marcante). Eles são tão talentosos e inovadores que se dividiram em duas bandas, a outra se chama Bat-Caverna.

O fato é que a Bartucada abusou da fórmula e perdeu o brilho, cansou, encheu o saco. Enquanto isso, para ganhar espaço, a Bat-Caverna foi se esforçando e re-inventando de tal forma que hoje o show é bem melhor. E aquela parada do Batman descer do telhado num cabo de aço e cair no palco? Sensacional!!!

Na verdade, a história da Bartucada é linda e sua existência beira os 40 anos de folia, sempre em Diamantina. Rola uns ‘causos’ de que os Bailes de Carnaval na cidade, na época, eram muito caros então, alguns amigos sentaram no bar da esquina e começaram a beber cerveja e tocar tambor. O trem deu tão certo que hoje são a maior atração da cidade e garantem o melhor carnaval de Minas.

Mesmo assim este ano não vou pra lá, vou respirar outros ares, ver outras paisagens e curtir outros sabores. A tolerância com o funk chegou no limite, do intolerável, então achei sensato buscar um abrigo nuclear em Piúma! O que? E lá não vai ter punk? ops, perdão, funk? Vai… vai… Mas pelo menos a outra metade que acompanha o pacote-desgraça não vai estar presente, os cariocas!

Resumindo, faça o que quiseres pois é tudo da lei, no carnaval pooode… e se beber, não dirija, se dirigir, respeite as leis, se viajar, juízo e se for ficar….. boa sorte.

Tags: , , , ,

9 Respostas to “Carnaval e Diamantina”

  1. Fred Bitt Says:

    Tô partindo hoje pra lá!

  2. Magnosam Says:

    É meu amigo, não sei como foi seu carnaval em Piuma-ES, mas posso te garantir que este carnaval de 2009 em Diamantina vai se consolidar como o melhor de todos. Apesar da velha formula, a Bartucada prova à cada dia que é o motivo maior da aglomeração pe pessoas oriundas de diversas partes do país, inclusive cariocas e paulistas. Diamantina fervilhou algo beirando cem mil pessoas que não arredaram pé da praça do mercado enquanto Barracão(vocalista principal da banda) já de dia, com sol a estourar mamonas, não mandava prá casa, a moçada delirante, todos os dias de carnaval. Agora, cá prá nós, engolir um personagem enlatado via USA todos os anos, descendo pela cordinha… também cansa.
    A propósito, a Bat-caverna não é dissidente da Bartucada. Basta entender só um pouquinho de música para distinguir uma da outra. Bat-caverna é marketing, pois não tem a competencia musical que sobra na Bartucada.
    Somando o espetaculo circense e pirotecnico da Bat-caverna (que só acontece no carnaval, pois a mesma não leva isso para sua turnê) e mais a qualidade sonora da Bartucada (que faz isso o ano inteiro e onde quer que vá), posso garantir que quem saiu perdendo mesmo foi você.
    Sorry!!!!

    • bussainchains Says:

      Meu amigo, agradeço o comentário mas faço valer algumas observações. Se foi a sua primeira vez em Diamantina compreendo seu ponto de vista e digo que pensava exatamente da mesma forma, de modo que, a primeira vez que vi um show da BatCaverna foi nos dois últimos anos. E digo que ele vem surpreendendo porque, à medida que você vai acompanhando a Bartucada, percebe que o show e a fórmula não mudam. A BatCaverna é um clone da Bartucada (com certeza, assim como tem outras bandas também parecidas por aí), mas isso não impede o seu show ser considerado melhor atualmente por quem já enjoou da primeira. E dizer que a Bartucada tem competência musical, com excessão da bateria (que é igual a todas as escolas de samba), foi um pouco de bondade da sua parte. São arranjos básicos, pobres e emudecidos pelos tambores. Mas é claro que, no carnaval, funciona.

      Com relação a sair perdendo, já passei o carnaval lá 6 vezes e foram todas excelente. Já deu o que tinha que dar.

      Abraço!

  3. Zéeee Says:

    ÉE como o Magnosam disse, nao tem como comparar Bartucada com o “clone” mal feito Batcaverna, toda pirotecnia, batman descendo a praça do mercado de tirolesa, artistas circenses pendurados nos ferros do palco durante o show, nao conseguem esconder a falta de copetencia musical da Batcaverna, e me parece q estes arranjos básicos q a Bartucada usa é propositalmente para valorizar sua bateria q por sinal é mt boa…
    Mais tenho q concorda com vc, cada ano q passa o carnaval em diamantina piora um pouquinho, mais num deixa de ser fora de sério, nota 1000 msm.. e um pouco da culpa pela pequena queda na qualidade do carnaval tbm acho q é a FAMA q diamantina ganhou, cada ano q passa mais e mais paulistas e cariocas marrentos, urinando em nossas ruas e predios historicos, trazendo essas músicas q atrofiam o cerebro d nossos jovens, lamentavel esse kras ….
    Obs: Ja vi show da batcaverna e bartucada fora do carnaval, ultimo da batcaverna q vi foi em caete, horrorosooo, ja é fraquinho no carnaval, quando entram em turne entao nem se fala, ja a bartucada mantem a sinplicidade fora do palco mais mantem tbm a qualidade encima dele.
    abçs

  4. lucineia Says:

    ha é muito bom!
    adorei o de 2009 e concerteza vou no de 2010 não percam

  5. Lucas Says:

    Acredito que o carnaval em Diamantina tem na verdade melhorado a cada ano!
    A Bartucada tem muita qualidade musical, mas na verdade são um bando de caretas. Se o cara do surdo bate errado toma um chingo ao vivo.
    Já a Batcaverna tem sim muito circo, pirotecnia e alguns loucos de dependurando no palco, mas é isso que a galera gosta. Bagunça.
    A sensação da Bat Bolha, O Batman Descendo, Os MOrcegos dependurados animando a galera, Dois Loucos que entraram com uma Lixadeira passando pelo corpo e soltando faíscas!!! Isso é Inovação no carnaval!
    Assisti o Show da Bat inteiro e não parava de acontecer coisas. Em seguida começou o Show da Bartucada com umas meninas caretas com lencinhos na mão balançando “Vai buscar Dalila”. Fiquei com vergonha pra eles!

    Essa é minha opinião,

    Abraços

  6. Alessandra Says:

    Poxa eu li!!rsrs e Gostei!!rsrs…Só não gostei do comentário no mínimo preconceituoso sobre os paulistas e cariocas….sou paulista, não faço xixi na rua, tenho bom gosto e educação, conheço muito bem o valor de uma boa música, de uma boa marchinha (para o carnaval) mas também sei que tem certos ritmos musicais (dos quais eu gosto muito!) que não funcionam para o carnaval….o que anima mesmo a galera é funk e axé…e outros derivados…mas com certeza estes não são apenas oriundos dos cariocas e paulistas….estive na bahia a pouco tempo e lá o funk também rola e não é carioca não…é baiano mesmo!!rs…Mas valeram os seus comentarios “bussainchains” também concordo que a putaria é bastante exagerada ainda mais para os tempos de hoje em que precisamos nos preocupar com as mais diversas dsts por exemplo. Pretendo ir para Diamantina pela primeira vez nesse carnaval (se a grana permitir..rs). Bom carnaval 2011 ou pelo menos bom feriado!!

    • bussainchains Says:

      Opa! Obrigado pelos comentários e desculpe a brincadeira com os paulistas/cariocas, na época que eu escrevi isso andava revoltado com a vida 🙂
      No mais, bom carnaval e boa sorte em Diamantina, com certeza vale a pena (ainda!) heh

      Abço

  7. Cabo de aço - Wilson Says:

    Estava lendo teu post e me interesei pelo assunto dos cabos, mesmo o tópico não sendo este. Vale a pena ler. Wilson

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: