Cinema – Operação Valquíria

by

valq

O mais desavisado dos telespectadores poderia se surpreender, ou, se aborrecer ao ler aqui que Hitler não morre na operação armada no filme para assassiná-lo. Tal fato demonstraria não só o descaso com relação ao roteiro do filme (que trata de uma tentativa mal sucedida de assassinato) mas sim com a história em si, quando todos sabem, ou deveriam saber, que Hitler, cercado e tecnicamente vencido no final da guerra, suicidou.

Um filme (boa pedida) que trata quase que exclusivamente do tema (suicício do führer) é A Queda. Filme alemão, denso, arrastado, parado porém que cumpre bom papel de reconstrução histórica.

Alguém me disse que não assistira Operação Valquíria porque este iria ‘americanizar demais’ os acontecimentos como fizeram com Pearl Harbor. Poderia até ser não fossem dois detalhes: Hitler é tido como bandido por todo o mundo (não só na visão dos americanos) e, a Operação em questão foi protagonizada por uma resistência que veio de dentro do próprio alto escalão alemão.

Gostei. Muito bom filme. Já tinha ouvido falar do episódio, não na escola, mas num documentário do Discovery que analisava como/porque Hitler havia sobrevivido e o que poderia ter acontecido caso tivessem tido sucesso. Parece que a bomba fora colocada num local infeliz perto do pé da mesa e a própria ajudou a absorver parte do impacto que salvou sua vida.

Ah, o filme é com o Tom Cruise né? Mas pode assistir, ele não conseguiu estragar nada… hihih brincadeirinha.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: