Música – Planet Hemp

by

Em 1995, período de re-nascimento do rock nacional, o Planet Hemp apareceu lançando o disco ‘Usuário‘ que sacudiu todas as estruturas
da sociedade brasileira. Não só pelo rock, mas sim, pelas profundas discussões e controvérsias que causou.

usuario

A banda, ‘Planeta Maconha’, se assume usuária da droga e defende abertamente a legalização. Nesse brincadeira muita gente “foi na onda” e
acabou experimentando. Outros, como eu, apesar de não serem usuários, passaram a defender o discurso coerente da banda.

Em 1997 o Planet Hemp foi preso, em Belo Horizonte, minutos antes de entrar no palco para mais um show sob a acusação de fazer apologia às drogas. A prisão fez explodir a discussão sobre a questão das drogas no Brasil inteiro.

Ainda me lembro que estava sozinho em casa, esperando a hora de descer pro show, quando meu pai me ligou dizendo “liga o rádio, acabou a festa, o Planet Hemp foi preso”.

Alguns dias após o acontecido, com ajuda de forte pressão popular e também de Fernando Gabeira, a banda foi solta e respondeu as acusações, das quais foram inocentados, em liberdade.

Me lembro também de acompanhar, ao vivo no Programa Livre (com Serginho Groissman), a leitura do veredicto final absolvendo a banda
das acusações. Logo em seguida cantaram “021” e “Queimando Tudo“.

Hoje, passada a confusão e com Marcelo D2 fazendo música que fala de passeio na Disney e Playstation 2, resolvi fazer um apanhado das frases do CD Usuário que eu concordo e aquelas que não concordo.

Se você sobe no morro p’ra buscar e leva porrada
se liga sangue-bom tem alguma coisa errada

não compre, plante.

cê pensa que eu fico louco por fumar uma erva
ela rompe as minhas barreiras me deixa com a mente aberta

polícia civil e federal só atacam traficante
que na verdade são testa-de-ferro de gente importante
militares e políticos sempre saem ilesos
estão envolvidos com o tráfico mas nunca foram presos

me chamam de marginal só por fumar minha erva porque
isso tanto os interessa já está provado cientificamente o verdadeiro poder,
que ela age sobre a mente querem nos limitar de ir mais além

o álcool mata bancado pelo código penal
onde quem fuma maconha é que é marginal e por que não legalizar?
E por que não legalizar? Estão ganhando dinheiro e vendo o povo se
matar tendo que viver escondido no submundo tratado como pilantra,
safado, vagabundo por fumar uma erva fumada em todo mundo é
mais que seguro proibir que é um absurdo aí provoca um tráfico
que te mata em um segundo a polícia de um lado e o usuário do
outro eles vivem numa boa e o povo no esgoto e se diga não às drogas,
mas saiba o que está dizendo eles põe campanha na tevê
e por trás vão te fudendo

legalize já porque uma erva natural
não pode te prejudicar

se informe antes de falar pra não se fuder
reveja os seus valores antes de me criticar
uma erva natural não pode me prejudicar

tabaco ou maconha
pergunte ao médico qual faz mal
e então pergunte ao deputado porque é ilegal

sinta os efeitos
que fazem a minha cabeça fumar um baseado e tomar uma cerveja
eu sou fora da lei por fumar uma erva
mas ninguém nunca me perguntou se isso me interessa

velhos impõe leis antes mesmo d’eu nascer
e será que eu sou obrigado a obedecer
falam sem se informar que ela faz mal
mas está mais que provado que o efeito é natural
este é o planet hemp tentando te alertar
que uma erva natural não pode te prejudicar

pra você poder sobreviver cê tem que ter boa educação
boa educação que eu tô falando não são boas maneiras
é saber distinguir o pó da poeira

porque maconha, meu irmão não pode te prejudicar,
não pode te prejudicar então é bom cê se ligar
cuidado vacilão, porque senão vou te apagar
porque de onde eu vim eu sei o gatilho é a lei

não deixe que a cultura abafe a realidade
maconha não mata e isso é verdade
cê pensa que todo maconheiro não presta
que esses safados tem que toma tiro na testa
mas pense bem, mas pense bem o que fazer
porque esse ódio e o preconceito podem estar apontados pra você
a solução pro planet hemp é legalize ganja.

fumo maconha porque não faz mal
está provado que o efeito é natural
me faz pensar e enxergar além
parece que isso incomoda alguém

para combater o tráfico é muito fácil é só matar
vão matando o favelado e nem pensam em legalizar
é revolta na favela que tá cansada de apanhar
assim como a polícia estão querendo se arrumar
lampião que tava certo são macacos do governo
ou te fazem emboscada ou te causam desespero.

os negros já fumavam erva antes da áfrica deixar
mas os senhores proibiram por fazer eles pensarem
e os senhores de hoje em dia estão proibindo também
se o pobre começa a pensar parece que incomoda alguém

Trabalho oito horas sete dias por semana
só por fumar uma erva eu vou entrar em cana
deputados cheiram bebem e não vão para prisão porque é ilegal?
Eles que lesam a pátria e sou eu o marginal

desde pequeno você é induzido a fumar
induzido a beber e vendo a tv falar
digam não as drogas use camisinha e para de brigar
mas beba muito álcool até a sua barriga inchar


Tags: , , , , ,

6 Respostas to “Música – Planet Hemp”

  1. leandro Says:

    iae mano gostei dessas frazes
    vamos luta pra legalização da maconha
    ao mestre bob marley….

  2. Blog do Kuelho Says:

    Heheheheh… vou linkar essa matéria.

  3. Rogerio Leal Says:

    mano a cultura do planet hemp nao pode morrer

  4. Pedro Gottschalk Says:

    Que pena que o Marcelo D2 virou play boy, se não estavamos escutando planete hemp aiinda !!

  5. Dan Says:

    graças a jah que chegou a cone crew diretoria,seguindo o mesmo ideal do planet hemp… a legalização da cannabis 🙂

    Jah bless!

  6. Darllen Says:

    Juntos á favor da legalização…… 😀

Deixe um comentário

