Tecnologia – Favor pra Lady

by


OBS: Todos os softwares e procedimentos citados neste texto foram adquiridos de forma lícita. Os exemplos que por ventura possam citar algum procedimento tido como ilegal ou imoral, assim aconteceram apenas de forma ilustrativa para melhor compreensão do leitor.

computer-doctor

Tão logo chegamos em Campinas a Lady já veio com aquela conversa: “Tenho um servicinho pra você, meu notebook está com problemas!” – “Oba, diversão!” – Pensei.

Problema

O notebook veio com Linux e ela pediu a um filho de Deus que instalasse o Windows XP (lembrando, de forma lícita, claro!). O cidadão assim o fez, porém, particionou o HD em uma partição principal de 4GB e outra de 140GB.

Missão

Juntar as duas partições. Sem, obviamente, perder nada.

Problema

Para juntar as partições, o melhor seria formatar o notebook e, na instalação do windows, definir o tamanho da nova (ou novas) partição(ôes). Como não estávamos com tempo e nem material para backup e ferramentas para re-instalar os programas que lá já estavam, me lembrei de um utilitário que possibilita fazer a alteração das partições sem formatar, o Norton Ghost. Entrei no Mininova e baixei (lembre-se, é apenas uma simulação de situação para compreensão, na verdade corremos até a loja e compramos o programa).

Problemão!

No final do download me lembrei que o Ghost não serve para isso, ora bolas, e o programa correto era o Partition Magic que foi igualmente adquirido. Perdemos uma 1 hora por este deslize.

Andando pra frente

Consegui alterar o tamanho das partições, a de 4 passou para 120 e a de 140 para 20. Beleza! Poderíamos parar por ai, mas ela queria juntar as duas partições.

Perigo à vista

Utilizei o comando “merge” para fundir as duas e ao clicar no “apply” o programa me avisou “não existe nenhuma partição ativa, deseja continuar?” Dei uma lida, uma procurada, uma fuçada, olha aqui, olha ali, pessoas ao redor perguntando “vai demorar?” e por fim resolvi ignorar o alerta: YES! – cliquei.

Cagada

O computador reiniciou e entrou no esquema de recondicionamento do HD: dedos em figa. Ao final da operação, BUM!, nada. Nada? Nada! Não liga, não desliga, não entra, não sai, nada!

Problema

O HD perdeu a referência de boot, com isso não achava o Windows.

Solução

Formatar. Ai ai ai.

Solução 2

Baixar, por outra máquina, um CD Live do Windows XP, acessar o Partition Magic e tentar definir a tal da partição ativa.

< RADIOHEAD CONCERT BREAK >

< No outro dia, de ressaca, contando minutos para partir >

Mãos à obra

Utilizei meu equipamento e o coleguismo de desconhecidos bondosos da internet para baixar um Live CD do WinXP. O download demorou horas e horas e horas para finalizar, e nisso o tempo pro busu que ia pra SP começou a correr mais rápido que o normal. A missão era simples, terminar de baixar a ISO, gravar o CD, dar o boot no notebook com o Live, entrar no Partition, definir a partição e um abraço! Zé-fini!

Problema

O CD terminou de baixar 12:20, o ônibus era 13:10! Gravei o ISO, dei o boot, tudo indo bem e… e… e… e… PEDIU SENHA!!!! O que??? O live CD pediu senha!! Que ótimo!!! Agora não dá tempo de entrar na net pra procurar a senha. Resultado, troca de notebooks, fique com o meu que fico com o seu, no final de semana que vem, quando estiver em BH, a gente destroca.

< correria pela cidade, correria pela rodoviária, compra passagem, compra chips, compra BOBs, vai ao banheiro, correria pelas escadas, ônibus andando, motorista puto, 13:11, entra no ônibus. – Campinas – Tietê – Congonhas – Confins – BH – casa >

< no mesmo dia mais tarde >

Procurando a senha

Voltei no local de download e o autor dizia que a senha era bond007. Tentei e nada. Tenta maiúsculo, minúsculo, com espaço, bond7, bondzerozerosete,jamesbond, james007, JAMES007, jb07 – nada! Não funciona.

< nos dias seguintes até hoje, sexta >

Solução 3

Procurei outro live CD para baixar e não encontrei. Vi outra alternativa, boot pelo pendrive, WinXP Portable. Baixa e não funciona. Maravilha.

Solução 4

CD Live do Linux. Tentei um Ubuntu Live que tinha. Sabe-se lá porque o notebook não reconheceu o CD. Maravilha. Tentei um Ubuntu normal e nele tinha a opção de apenas carregar o sistema sem instalar, ok. A tela começou a rodar e rodar. Maravilha. Reset nele e vi a opção “Modo de gráfico simples que deve funcionar”, vai você mesmo. Tcha! Funciona, entrou no Ubuntu. Entra aqui, entra ali, discos e… e… e… não reconheceu HD, não reconheceu partição, não reconheceu bulhufas! Maravilha.

Solução 5

Com o tempo passando e o final de semana chegando tive que tentar algo radical, o bom e velho format. Até então a situação estava ligeiramente sobre controle, à partir daqui começamos a correr sérios riscos de dano e perda de informação permanente, vá comigo Deus.

Win XP

Sentei no QG da Eng. Eletrônica na PUC, saquei um CD (original sempre) do Windows XP e sentei o ferro na boneca! Format all! Kill ´em all!! Logo após apagar todos os dados o CD pediu o serial do XP. Putz! Qual era mesmo? Não tinha anotado… f*deu.

Win XP2

Um filho de Deus parecido com o Wolverine e famoso por andar com soluções de TI à tira-colo apareceu e eu o abordei: Tem um serial de XP aí não fera? Ele olhou, pensou e disse: “Estás com sorte, tenho um CD (original) que nem pede serial!” Maravilha! Pegou o bicho e zap, pronto!

Wireless

Windows rodando agora é hora de começar a reconfigurar tudo, inclusive, recuperar os arquivos confidenciais que estavam no aparelho tipo monografia, textos de mestrado, planos de golpe de Estado estas coisas… Só precisamos de uma conexão à internet para resgatar tudo. Vamos utilizar a wireless do QG. Putz! XP não reconheceu a placa de rede sem fio. Conversei com a secretária e com duas Googladas achou o bendito driver. Baixa, grava no pendrive, roda e… e… e… não funciona.

Saga wireless

É, não deu certo. Melhor ir para a minha Central de Processamento de Dados em casa, lá terei as ferramentas necessárias. Cheguei em casa e entrei novamente no site do fabricante, constatei que havíamos baixado o driver errado, maravilha! Cliquei no drive certo, baixei e quando vai instalar: BUM! Arquivo corrompido. No próprio site do fabricante???? Maravilha!

Demais drivers

Através do desktop baixei o driver da placa de rede cabeada e instalei sem problemas, com isso entrei na internet pelo note e fui instalando os demais drivers sem problemas. Constatei então que dos 20 arquivos que baixei o ÚNICO que estava com problema era o wireless. Murphy.

Wireless the end

Peguei o modelo da placa de rede, taquei no Google e rapidamente ele ofereceu uma alternativa, baixei, instalei e funcionou. Maravilha!

Pacote de sobrevivência

Agora estamos com o notebook beleza, Windows, drivers, wireless, cartão de memória, placa de rede, placa de video, placa de som, webcam, tudo!! Vamos aos programas: Firefox, Flash, Java, AVG, Office, AcrobatReader, MSN, Skype, Azureus e Winrar. Maravilha!

Última milha

Finalmente o notebook estava redondo, 90% beleza! Pra fechar o caixão mesmo só faltava, pequeno detalhe, os arquivos pessoais… Ai ai ai, e agora? Lembrei de um programa que o Suzin me passou uma vez, GetDataBack NTFS, vamos tentar. Instala, roda, começa a varrer o HD. 100 milhões de horas de varredura, PARE! Cansei! Vamos ver se já deu pra achar alguma coisa. Achou!! A pasta estava lá linda e perfeita igual eu havia deixado: BACKUP LADY! Restaurar, cliquei. PAM! Só é possível restaurar na versão registrada do programa. Corri até a loja, registrei o produto e recuperei o arquivo. PAM!! Arquivo corrompido. Ai meu Deus, essa trabalheira toda e estava corrompido?? Talvez tenha sido porque eu interrompi o scan.

Últimas emoções

Desliguei o notebook e fui pra aula, cheguei na sala, peguei uma tomada, estalei os dedos e liguei o GetDataBack, Scan Start!

Scan

Scan

Scan

Scan

Scan

Horas

Scan

Horas

Horas

Horas

FIM!

Processa

Processa

Pensa

Pensa

Pensa

FIM!

Procurei os arquivos, ok!

Peguei uma foto, ok!

Clica!

Copy!

Paste!

Open!

e…

e…

e…

FUNCIONOU!!!!

Cliquei na pasta e restaurei tudo, todas as fotos, todos os textos, todas as mp3, tudo! E assim, com muito sufoco, aperto, sorte, azar, aprendizado e paciência finalmente o notebook estava pronto. Realmente Lady, foi mais divertido do que eu imaginava. Obrigado pela estadia 🙂

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

6 Respostas to “Tecnologia – Favor pra Lady”

  1. Aline Carraro Says:

    Eu não gosto qd vc fala dessas coisas que eu não entendo… rsrsrsr!!!

  2. Diego Says:

    ahahah que epopéia! Com um cd do supergrub no começo tu tinha ida à Grécia e voltado!

    massa 😀
    INté!

  3. Lady Says:

    ai vitalzinho..nao sabia q tinha sido tao complicado!!!foi mal!!mas ler a sua saga pelo menos me fez da boa risadas relembrando aki…kkkkk..te espero pra mais uma, entao!!!

    • bussainchains Says:

      Valeus Lady!!
      Se você leu e respondeu isso pelo notebook, então já posso dormir tranquilo… heheheh

  4. Mike Says:

    Where did you get the picture of the cartoon doctor fixing the computer?

    Please let me know, I need to get the copyright

    Thanks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: