Cinema – Todos Os Homens do Presidente

by

all-the-presidents-men-dvd-cover

Em 2005 um video flagrou um ex-diretor dos Correios, Maurício Marinho, recebendo R$3000,00 em propina. Sílvio Pereira, secretário-geral do PT, ganhou um carro de luxo (Land Rover de R$80.000,00) de presente de uma empreiteira por ter facilitado a licitação em obras da Petrobras. Uma secretária de Marcos Valério, Fernanda Karina Somaggio (que foi sondada para pousar pela Playboy) levou uma agenda à CPI com datas de reunião, valores e dias de saques de dinheiro. Roberto Jefferson, ex-presidente do PTB, rasgou o verbo, chamou José Dirceu (Ministro chefe da Casa Civil) de canalha e afirmou ter recebido 4 milhões de reais do PT como forma de garantir votações favoráveis aos interesses do partido. Hoje, 4 anos depois, com exceção de um suposto esquema de delação premiada para Marcos Valério, ninguém fala mais nada sobre o Mensalão.

Com muito menos, seguindo uma pista muito menor, dois repórteres do Washington Post, em 1972, iniciaram uma grande investigação que acabou por derrubar o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, envolvido no maior esquema de corrupção deflagrado daquele país, o Watergate.

Seguindo a origem de um cheque de 25 mil dólares, e com ajuda de uma fonte anônima chamada ‘Garganta Profunda‘, os dois repórteres conseguiram desmembrar o esquema que acabou na renúncia do Presidente Nixon.

A verdadeira identidade do Garganta Profunda só foi conhecida em 2005, quando este veio a público assumir a participação nos eventos. Até 2002, escondeu a identidade até para os familiares. Faleceu ano passado, em 19 de dezembro de 2008.

No caso do Mensalão, mesmo com tantas provas e evidências escrachadas, ninguém foi preso, ninguém caiu nem renunciou. O Watergate tinha envolvimento do FBI, CIA e outros. Talvez o acobertamento do Mensalão seja maior e só não veio tudo à tona porque não iria se limitar a derrubar o atual governo e sim, quem sabe, os anteriores e os próximos.

Todos os homens do presidente

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: