Antes fosse…

by

dead

Esta semana, dia 5 de abril, completaram 15 anos da morte de Kurt Cobain. Ele foi um dos primeiros artistas contemporâneos cuja morte me lembro. Aliás, passei a ouvir o Nirvana devido a tamanha comoção ao redor da notícia.

Me lembro da retrospectiva daquele ano (94) quando um dos destaques foi a morte do cantor que influenciou milhares de pessoas e criou um movimento na música mundial, o Grunge. Depois disso, quando a MTV “comemorava” meses do acontecido, resolvi assistir alguns especiais e, inevitavelmente, virei fã.

A morte de Renato Russo ouvi pelo rádio. Foi mais ou menos a mesma história do Nirvana. Não conhecia seu trabalho e comecei a destrinchar mesmo após a morte. Já o Mamonas, esse eu conhecia bem (e quem não?), minha irmã então novinha me deu a notícia com os olhos cheios de lágrimas.

Também me lembro do Chico Science. Estava viajando e não sabia de nada quando de repente uma ligação do meu irmão me revelam duas trágicas notícias: 1-Max saiu do Sepultura; 2-Chico Science morreu. Meses antes ouvi na rádio “Chico Science e Nação Zumbi tocam em Belo Horizonte pela segunda vez em menos de um mês!“, pensei, ‘se estão vindo direto, oportunidade é o que não vai faltar’. E faltou, até hoje me arrependo.

Já a Cássia Eller eu estava na praia. Morreu no reveillón. Lembro de estar sentado num boteco quando um menino passou vendendo um jornal de longe que trazia alguma notícia sobre a Cássia na capa, achei que se tratava de algum show importante na virada (realmente ela ia fazer o reveillón de Copacabana). No outro dia o Scooby, com a sua delicadeza que lhe é peculiar me disse: “…e a Cássia hein? Foi pro saco!”

Um dia resolvi perguntar pessoas mais velhas sobre como foi a notícia e repercussão da morte de pessoas famosas. Eu mesmo nasci num dia trágico. Essa história quem conta é meu pai, no dia 9 de julho de 1980 se apaga uma estrela e outra se acende. Morria Vinícius de Morais e eu nascia. hehe

Mas nada foi mais forte e sincero que o depoimento do meu querido Tio Zinho a respeito da morte de seu maior ídolo. Em suas palavras:

Zinho: “eu estava em alguma boate em Belo Horizonte quando Miltinho veio correndo afobado e dizendo ‘Zinho você não sabe quem morreu’. Pelo jeito que veio achei até que fosse alguém da família, tomei coragem e perguntei ‘Quem? Fala logo!” Ele disse: John Lennon. -Puuuta que pariu!!, desabafei, antes fosse alguém da família.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

6 Respostas to “Antes fosse…”

  1. Ralfer Says:

    Cara, lembro-me de mais do dia 01/05/1994 – fatídico dia da morte do maior ídolo nacional, Airton Senna. O corpo dele chegou no Brasil no dia 03 e seria sepultado no dia 04 – meu aniversário. Nesse mesmo dia, acabava de receber o boletim da escola, onde meus pais deveriam assinar. Eu tinha um grande vermelho em ciências e mostrar aquilo aqui em casa, seria caso de morte. Bom, meu aniversario + sepultamento do Senna, o clima estava o melhor para mostrar para o pessoal e manerarem nos ferros… Estavam mais chateados com a batida do piloto que com minhas notas… Deu certo. Pelo menos naquele semestre…

    • bussainchains Says:

      Eu também me lembro deste dia, e tudo ao vivo né. Senna agonizando na pista e a câmera estática filmando os longos minutos até que o socorro chegasse. Depois veio o Faustão, também ao vivo, e fez a cobertura completa da tragédia em tempo real até chegar o boletim oficial confirmando a morte. Foi terrível.

      Anos depois veio o acidente com Herbert Viana e a mesma cobertura ao vivo com os últimos boletins, meu coração apertou de novo com medo do pior. Felizmente este escapou.

  2. Flávia Campos Says:

    Ah falô, Estrela!!! kkkk

    Tio Zinho é ÓTIMO!!!!

    Me lembro bem da morte dos Mamonas, fiquei arrasada!

  3. Flávia Campos Says:

    Lendo esses depoimentos também vou deixar o meu: em 18 de março de 1993 morreu uma estrela muito importante na minha vida: minha Mãe!!
    Também fiquei bem chocada e deprimida… mas o tempo ajuda.

    • bussainchains Says:

      Num 18 de março sua mãe se foi, em outro meu pai chegou.
      São só dois lados da mesma viagem.
      De todo jeito, meus sentimentos.

  4. Mat Says:

    Todos grandes músicos, principalmente John Lennon.
    Eu não era vivo na época, mas sou fã.
    Parabéns pelo texto.

Deixe um comentário

