Cinema – Dúvida

by

duvida-poster01

Ainda no clima de confronto à Igreja Católica (hehe), este filme traduz o sentimento que corrói os pilares da fé: a dúvida.

Fé é uma coisa estranha. Tirando a experiência própria(*) é muito difícil se erguer e manter-se ereto sobre uma verdade imposta na base do: “sim porque sim“.

A ciência, ao contrário da religião, prova e re-prova seus pilares. E não satisfeita, vira e mexe revê seus fundamentos e reformula tudo que foi dito. A fé não.

Até Madre Teresa de Calcutá, última canonizada, quando morreu, descobriram seus diários e cartas pessoais onde manifestava profunda angústia e sofrimento por simplesmente padecer de ‘dúvidas(**)

O grande lance do filme é extrapolar as dúvidas com relação ao caso específico apresentado na trama e levá-lo ao universo que cerca os personagens, a própria Igreja.

No mais, Meryl Streep é sempre garantia de excelente divertimento.

(*) Se água virar vinho na minha frente eu falo o que a igreja quiser por 200 anos, mas depois começamos a vacilar, e se a água virar de novo a fé se renova.

(**) Uma carta de 1959 de Madre Teresa dizia: “Se não houver Deus – não pode haver alma – se não houver alma então, Jesus – Você também não é real.”

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Uma resposta to “Cinema – Dúvida”

  1. Aline Says:

    Vc ainda acaba padre minino…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: