“Avanço com consciência”

by

A Veja desta semana trouxe um texto interessante sobre agressividade no trânsito e destacou o fato de, até pessoas tidas como calmas e ponderadas, quando estão dirigindo, se tornarem agressivas e estressadas.

Posso dizer que este é o meu caso. No trânsito, que piora a cada dia o comportamento mais lamentável que transparece nas pessoas é a falta de educação. Egoísmo puro e descaso com o todo, muitas vezes colocando o outro em risco. Tudo para se beneficiar e chegar 1 segundo mais cedo.

Onde tem fila, tem gente furando. Se uma faixa vira e a outra vai reto, o que mais acontece é gente indo reto até o último instante (evitando a fila) e entrando na frente de alguém que por descuido deixou um vácuo.

Sinal vermelho nem se fala. Apesar de furá-lo ser uma prática considerada gravíssima pelo código de trânsito, a maioria o faz sem o menor pudor, e ái do pedestre que atravessar distraído.

Na hora do rush, quando a situação piora categoricamente e somente a colaboração geral poderiam amenizar o problema, o que se vê é um mar de ´salve-se quem puder´ e aí vale tudo.

Pois bem, um ingrediente que apimenta ainda mais este quadro já tão bonito de nossas cidades é a figura do motoqueiro. Apesar de Herbert Viana ter me dado um presente pro resto da vida e me incumbido de, um dia, comprar uma moto, quando encontro com elas no trânsito os sentimentos se misturam. A história só não é pior por um pequeno detalhe reconfortante, na maioria esmagadora das vezes, quem sai perdendo, são eles.

Ainda assim ficamos com raiva. Como pode alguém arriscar tanto por tão pouco? Problema deles.

Foi então que vi, na mesma reportagem da Veja, uma declaração de um motoboy que me chamou a atenção.  “Avanço com consciência”-dizia ele sobre os sinais vermelhos.

Parabéns motoqueiro. Você não só entrega suas mercadorias com mais presteza. Você colabora para tirar os ditos cidadãos ponderados do sério e, de quebra, arrisca sua vida e a de outros. Não é necessário fazer teatro para relaxar porque sua própria atitude já desenha a tragédia de amanhã.

motoboy

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: