Ah meu tempo

by

Uma boa maneira de saber se estamos ficando velhos é olhar os brinquedos de ontem e observar se eles causam tal reação, dizer: “-ô meu tempo” com aquele olhinho brilhando e um sorriso besta de saudade na cara. Outra maneira é começar a observar a circulação de e-mails com o seguinte título “Os anos 90 foram demais…”

Poix bem, hoje recebi um destes milhares de e-mails dizendo “Se você lembra disso é velho” e resolvi dar o meu testemunho sobre os ítens abordados na mensagem.

_____________________________________________

lolo1

Maravilha total! Diz a lenda que todos os dias antes de sair pro serviço meu pai tinha que dar uma volta comigo no quarteirão. Na verdade a gente ia até a padaria onde eu ganhava meu Lollo. Quando o Lollo morreu eu fiquei muito chateado e pensei em desistir da vida. Felizmente ele só mudou de embalagem (dizem, tenho minhas dúvidas) e passou a se chamar Milkbar. Gostava mais do Lollo.

picolefurabolo1

Eu lembro dessa parada mas num era muito fã não. Era meio suco de morango com chocolate?

cigarinhochocolate1

Esse era bom! Recentemente colocaram o grande Barak Obama no lugar do moreno ali e ficou deveras engraçado. hahaha Na época, o Cigarrinho de Chocolate foi proibido porque incitava os pequenos a fumar. Eu não pensava nisso, mas olhando bem, faz todo sentido (proibir).

canetamaluca1

A Gulliver era show de bola e tinha umas engenhocas maravilhosas. Não estou 100% lembrado desta caneta não mas acho que no corpo tinha alguma besteirinha de brincar e ficar passando pra lá e pra cá.

atari1

Clááássico!! Só quem teve um Atari (na época certa) saberá dar valor à evolução da sociedade. Só quem tremeu com o barulho do motor do Enduro e passava sufoco quando anoitecia e ficava impossível dirigir na bandeira 2, sabe ver beleza nos atuais jogos.

vaivem

Típico brinquedo de recreio. Não era a coisa mais divertida do universo mas dava pra passar alguns minutos brincando. Com o tempo um pensamento vinha a sua cabeça “que coisa idiota!”

turbovideodriver

Esse era coisa de rico! Coisa fina! Tive poucas oportunidades de sequer colocar os olhos ao vivo num destes. Magoei…

topogigio

Esse Topo Giggio tinha um jeitinho insuportável de viado! Tinha um programa na TV (que assisti pouquíssimas vezes) e ele era mais ou menos desse jeito aí mesmo. Um fantoche que interagia com pessoas normais.

tenisredley

Esse tênis devia chamar “Tênis de Jamil” (meu primo).E lembrando dele me lembrei de uma música dos anos 80 que ficava falando o nome dos artistas: “Woody Allen! woooo! Eddie Murphy! woooooo!  Marylin Monroe! wooooo! Jamil Gonçalves! wooooo!” ele sempre emendava.. hehe

supermaquina

Esse era demaaaais. Eu era super fã do seriado e tinha o carrinho. “Movido a fricção” diz a embalagem. Ainda existe isso? Ô meu tempo…

pulapirata

Meu irmão tinha um p*rra dessa. Típico brinquedo que perde a graça com 5 minutos e só serve pra você quebrar e perder as pecinhas.

pogobol

Esse foi um brinquedo de modinha, um dos primeiros e um dos muuitos. Lembro também daquela régua que você batia no braço e ela enrolava (virava pulseira). Idiota não? Poisé. Mas o PogoBall ainda era mais divertido. Você apoiava os pés na plataforma amarela e saia pulando por aí. Infelizmente eu nunca tive coragem de andar num destes e a moda passou quando o pessoal do meu colégio resolveu proibir o brinquedo. Parece que alguns infelizes estavam abusando da sorte e quebrando o pescoço em manobras radicais.

pirocoptero

Este sim me abriu um sorriso no canto da boca. Pirocóptero. Era batata, ao final da aula, passar no Pelé pra pegar umas bugingangas e o Pirocóptero (junto com aquele pirulito do saquinho com pózinho ácido) tiveram seus dias de glória.

pensebem

Esse era “marafilhosso!” porém, muito caro. Meus rendimentos escolares nunca permitiriam exigir um brinquedo desta qualidade. A propaganda dizia algo como “seu filho vai aprender brincando, desenvolva a inteligência dele” e por aí vai.

molamaluca

Esse era popularesco. Todos tinham. Vez por outra ainda aparece nas rodinhas infanto juvenis. Mas quer saber? Não tem muita graça nem utilidade.

minicocacola

Maravilha!! Quem nunca se perguntou se lá dentro havia Coca-Cola de verdade? Quem nunca tentou abrir e tirar a prova?

meuqueridoponei

Tá me estranhando? Lembro dessa porquera não, quer dizer, tinha um desenho na tv né? Grande melda!

meninaflor

Iiihh…

maquinafotografica

Ah, finalmente um brinquedo de homem! Quer dizer, isso não era brinquedo. Era uma máquina fotográfica descartável. Ô coitada, mór-reu!

macacomurfy

Apesar desta desgraça ser bastante popular eu nunca tive. Meu irmão tinha. Na verdade quando olho pra ele me lembro do meu amigo Cacané, que certa vez disse: “o Murfy é igual o Vital, fala pouco e quando fala, fala merda”

langolango

Uma besteira sem fim, mas é uma daquelas besteiras deliciosamente divertidas…. E quando fizeram o desenho? O bicho era desengonçado de qualquer jeito. Divertidíssimo!

kichute

Fenômeno mundial de vendas, havia caso de pessoas sem pé que tinham Kichute.

Mentira!

ioio

Modinha maravilhosa. De tempos em tempos a Coca-Cola abalava a sociedade com sua coleção de Iô-Iôs. Este acima foi um dos primeiros e foi uma febre como poucas vezes vimos na história deste país. Você trocava os Iô-Iôs por tampinhas de refrigerante e provavelmente inteireva com alguns mirréis. Na minha sala, acredito que 100% dos alunos tinham o seu. E vou além, 100% do colégio provavelmente. Todo mundo aprendeu a brincar e a fazer as manobras mais simples “cachorrinho”, “balanço”, “volta ao mundo” e por aí vai. Mas a brincadeira acabava quando os caras da Coca-Cola faziam exibição. Que que era aquilo??? O primeiro popstar que visitou a minha escola era um Mestre do Iô-Iô.

icepop

Eu lembro de uma bala comprida com esses bichinhos aí, não lembro de picolé não. Mas isso ta mais pra chup-chup.

gravadorgradiente

Esse era chic pra caramba mas os adultos ficavam mais fascinados que as crianças. Nunca tive e tenho raiva de quem teve. 🙂

fofolete

Que m*rda é essa? Nunca vi mais rosa!

fluf

Exatamente o mesmo caso da “Mola Maluca” citada lá atrás. Divertido mas inútil. Alguns até faziam Guerra de Fluf mas mesmo assim não era tão divertido. Recentemente apareceram chaveiros de fluf miniaturizados. Nostálgico pra daná.

fichatel

Show de bola! Ficha de orelhão. Algumas máquinas aceitavam moeda de dinheiro no lugar das fichas. Não, isso não era tecnologia, era defeito mesmo. hehe E às vezes alguém enfiava a ficha, não completava a ligação, a máquina devolvia a ficha e a pessoa esquecia de pegar, com isso vira e mexe a gente encontrava um orelhão premiado com uma ficha dando sopa. Tava rico! Mas vamos ligar pra quem? Passar trote, uai… hehe

clock

Era legalzinho, você trocava a pulseira do relógio por outras coloridas. Era um relógio pop.

classea

A série da TV era legal e o brinquedo também. Mas cá entre nós, no brinquedo, Comandos em Ação dava de mil!

chocolatesurpresa

Este chocolate foi uma das grandes paixões da minha vida! Adoooooooooro!

chocolatekri

Esse deve ser mais velho do que eu, e olha que é difícil uma guloseima me passar batido.

chaveiromusical

Maravilha absoluta!! Chaveiro musical. Tão inútil quanto maravilhoso, mas não fale assim! Era nosso primeiro contato com a eletrônica. Os camelôs faziam a festa.

carinhotrombada

Esse meu irmão tinha! Era divertido mesmo, até um dia que ele bateu, amassou, deu PT e nunca mais foi o mesmo…

caramelo

Não lembro da propaganda mas quanto a bala, vai ser gostosa assim lá longe!! Tá doido! Era pegar uma e chupar o pacote todo de uma vez. Me lembro daqueles moços que vendiam bala dentro do cinema (o baleiro), sempre tinha essa e outras maravilhas.

caoxereta

Não lembro dessa m*rda!

canetinha

Canetinhas coloridas sempre foram e sempre serão divertidas. Quando começar a ficar fraca coloque um pouco de água no reservatório, serve cuspe, mas o bom mesmo é  álcool. Evite levar à boca e abuse das tatuagens corporais.

canacakisuco

Jarra de kisuco? Lembro dessa p***a não!

bozo

Ele tem uma cara de idiota né? Nunca gostei.

aquaplay

Ô eu que já gastei horas brincando disso. Mas esse aí de 2 players tá muito sofisticado.

boneco-fofao

Milhares de outros brinquedos mais divertidos e interessantes foram deixados de fora deste post porque aqui eu me concentrei exclusivamente nos objetos do e-mail. Talvez um dia eu faça justiça aos meus verdadeiros brinquedos.

O boneco do Fofão foi o protagonista de uma história fantástica (à lá Chuck) e ficou conhecido como a primeira lenda urbana do meu tempo. Lenda urbana é aquela historinha meio sem pé nem cabeça mas que toma proporções gigantescas e ares de realidade. Ninguém sabe de onde veio mas ninguém também duvida do fato.

O Fofão tinha um programa infantil na televisão onde apresentava desenhos animados e fazia brincadeiras com crianças. Era uma Xuxa vamos dizer assim. E devido a alta popularidade lançou uma linha de produtos com o seu nome e imagem. O Mirabell Fofão é uma das iguarias mais saudosas desta época.

Não demorou muito para lançarem o boneco do Fofão e foi um sucesso arrebatador. Num belo dia, não sei vindo de onde, começaram os boatos na escola de que, dentro de cada Fofão havia uma vela preta e outros utensílios de macumba e magia negra. Circulava até um caso de uma menina que morreu porque abriu o Fofão e encontrou lá dentro a tal vela preta.

Era absurdo, dentro de todos os Fofões uma vela preta? E agora, todo mundo tinha o seu! O que fazer? Abrir e pagar pra ver? Não, o melhor mesmo é deixar ele quietinho e esquecido no alto do armário.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

8 Respostas to “Ah meu tempo”

  1. Aline Says:

    Eu tive coleção de fofoletes… não fala mal delas!!!

  2. gabriel Says:

    O tênis de Jamil não tem descrição melhor! hahahaha. Acho que até hoje ele usa. A música dele se chama Cinema, canta por Ice MC. Também lembro dele emendando o nome no meio dos artistas. Sempre conto esse caso pra amigos hehehehehe.
    Quem tinha a SuperMáquina era EU!!!! Vc tinha uma também? Não me lembro. Mas eu tinha uma e era o carrinho mais doido que tinha. Mesmo quebradona depois de milhares de quilômetros rodados, era o mais legal.

    • bussainchains Says:

      Ah era sua???? hahahaha Nó que frustração… não sei como não
      suicidei nesta época então!!! Pelo menos o avião dos Cobra do
      Comandos em Ação era meu! Só meu! hehehe

      Valeu!

  3. renner Says:

    muito show eu voltei ao meu passado em fração de segundos, só faltou um tenis que ja estou procurando e não consigo encontrar, o nike olho de gato.
    show, muito show.

  4. luiz carlos foganholi junior Says:

    faltou o genius da estrela , eu tenho um até hoje , e funciona, esta na caixa…. tenho video dele no you tube

  5. hans Says:

    Bah… Muito bom lembrar da Nostagia dos anos 80, saudades eternas, acho que só faltou os bonecos dos Comandos em ação e do he-man

  6. Juh Says:

    QUE DELÍCIA DE POST……P*RRA!!!TÔ FICANDO VELHA MESMO……KKKKK

  7. Nescau Says:

    Nossa me emocionei vendo essa seção nostalgia, ainda ontem comentava que nem se tentassemos voltar aquele tempo não seria a mesma coisa, acabei de comprar um redley e procuro mas nao encontro um nike olho de gato, faltou ai tbem o falcon com aquele cabelo. o ferrorama, o forte apache e os bonecos do playmobil, quem se lembra? Nossas crianças nunca saberão o que era divertir usando a imaginação e desenvolvendo a mente e coordenação motora. É realmente estou ficando velho

Deixe um comentário

