Cinema – Anjos e Demônios

by

angelsd

A grande graça do livro são as descrições minuciosas sobre cada igreja, cada escultura e cada detalhe de todas as obras de arte abordadas. Seria impossível ao filme recontar todos os detalhes então, ele se limita a comentar, vez por outra, algum fato relevante.

Eu imagino que, para quem não leu o livro, o filme possa se tornar um blablabla lenga-lenga danado, do tipo “pára de enrolar e vai pra próxima igreja logo criatura!” mas para quem leu dá um gostinho especial. A diferença entre os dois (filme e livro) é fundamental e acho que um completa o outro no sentido do livro esmiuçar os detalhes do CERN, antimatéria, Iluminati, do Vaticano, dos arquivos do Vaticano, do Banco do Vaticano, das Igrejas, da Praça de São Pedro, dos rituais da sucessão papal, de Bernini, das esculturas e dos monumentos. Enquanto o filme se ocupa de dar vista ao que a imaginação criou. O mesmo aconteceu com o Código.

swissguardPor exemplo, quando Robert Langdon no livro chega ao Vaticano e encontra um membro da Guarda Suiça, faz um longo relato sobre a história da guarda, do treinamento, o significado da roupa e detalhes de como se tornaram uma das forças militares mais mortais do planeta. No filme, quando aparece, apenas o lado “cômico” da roupa transparece e um desavisado pode pensar “quem era aquele palhaço?”

Pois bem, lá pelo final eu dei uma cochilada (pescada) mas não foi por desmérito do filme, foi por cansaço de um trabalhador mesmo. 🙂

Anúncios

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “Cinema – Anjos e Demônios”

  1. Aline Says:

    Acho que pra quem não leu o livro ( Eu!), gostei bastante do filme!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: