Feliz dia do canhoto

by

club_anim

13 de agosto é o grande Dia Internacional do Canhoto.

“O porquê da escolha do dia não se sabe ao certo. Mas a data é por si só sinistra (outra palavra usada para designar um canhoto e que significa funesto e pernicioso, segundo o dicionário), já que 13 sempre foi considerado número de azar e agosto é o mês oficial do mau-agouro.”

“Grupos minoritários são normalmente vistos com certo estranhamento pela maioria. Quanto mais há séculos passados, quando tudo que não tinha explicação era visto como diabólico. Por isso, quem não era igual a todo mundo, chamou-se de canhoto, uma das denominações do diabo. Daí a designar tudo o que não era do lado direito como sendo ruim não demorou. Expressões como “levantou com o pé esquerdo” são usadas até hoje.

Algumas culturas ainda vêem o canhoto com preconceito. Na Índia, a mão esquerda é usada para as impurezas, como a limpeza do corpo. Por isso não pode ser utilizada para nenhuma outra atividade, como se alimentar, cumprimentar as pessoas e muito menos escrever.”

Por Renata Costa

2 Respostas to “Feliz dia do canhoto”

  1. Ana Marcelino Cruz Says:

    “O dia Internacional do Canhoto é comemorado em 13 de agosto. Data escolhida pela instituição para canhotos Lefthand International, por ser, em 1976, uma sexta-feira 13, sublinhando as superstições antigas quanto aos canhotos antigamente.”

    Orgulhosamente canhota 🙂

Deixe um comentário