Tecnologia – Otimização de Software

by

w7

Segundo definição do dicionário Michaelis, ‘otimizar‘ significa ‘tornar ótimo‘. A otimização de software então significaria melhorá-lo ou, levá-lo a um degrau mais próximo ao ótimo. Na disciplina de programação de microcontroladores vivemos às voltas com este bendito termo, tendo sempre que olhar o lado da otimização de firmware uma vez que os recursos de hardware disponíveis são modestos.

Como assim? Bem, isso quer dizer que você não tem memória infinita para escrever o seu programa. Você tem que, muitas vezes, utilizar macetes de programação ou sacadas geniais para atingir os mesmos objetivos. No software convencional isso não acontece muito. Porque? Ora, pois temos recursos de hardware às pampas e cada vez mais. Leia, HD gigantesco, memória gigantesca e capacidade de processamento gigantesca.

Qual a necessidade prática de quebrar a cabeça para fazer um programa com poucas linhas que irá ocupar, ao invés de 2Kbytes; 1Kbyte? Nenhuma. Mas, falando de microcontroladores, isso faz sim diferença.

Pois bem, no extremo da conversa parece que encontramos o Windows Vista, um sistema que é reconhecidamente devorador de recursos. Tanto que as exigências mínimas de hardware não são nada modestas, razão pela qual o sistema enfrenta forte resistência do mercado.

Agora, parece que finalmente a Microsoft aprendeu a lição básica e, no novíssimo Windows 7 (disponível para testes para aficionados, profissionais e entusiastas), a coisa cheira muuito melhor a ponto de funcionar perfeitamente até em equipamentos com parcos recursos computacionais, leia, Netbooks.

Foi assim que tive a oportunidade única de experimentar um netbook com o Windows XP e, o mesmo aparelho, com o Windows 7. Chegamos inclusive à façanha de obter melhores resultados de performance no W7 do que no XP. É bom lembrar que falamos de uma máquina com processador Atom de 1.6GHz e 1GB de RAM apenas.

Como assim, um sistema operacional novíssimo, mais leve, mais rápido, mais estável e mais bonito?

Otimização de software.

Boa!

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: