Tecnologia – Internetês

by

didi_betania

Quando eu era pequeno adorava um sujeito da televisão que se chamava Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo. Boa parte da sua graça se devia ao português intencionalmente errado  que eu, humildemente, imitava a fim de fazer gracinha.

Minha mãe um dia me advertiu, dizendo que aquilo não só era feio (sem graça) como fazia também com que eu me acostumasse ao errado e esquecesse o correto.

Foi então que veio a Geração Bate-Papo de Internet. Na pressa pelo diálogo aceleramos a digitação e muitas vezes abreviamos as palavras. De fato, é muito mais prático escrever “vc” do que “você” (ainda mais observando o acento) e no final o entendimento será o mesmo. Mas o problema vem dos exageros. Alguns infelizes abusaram tanto da técnica que praticamente criaram um novo dialeto, o ‘internetês‘.

É claro que isso teve reflexo na sala de aula. Alguns professores acenderam a luz amarela e chamaram a atenção para justamente aquilo que minha mãe me disse anos atrás. Os novos alunos, viciados em salas de bate-papo, ICQ, MSN e afins, estavam levando o linguajar fajuto da rede para as redações manuscritas, provas e etc.

É um tal de colocar “x”,  “h”, abreviar e improvisar para todo lado. ‘Não‘ virou ‘naum‘, ‘Acho‘ ‘axo‘, ‘tchau‘ ‘xau‘ e por aí vai. Sem contar nos malditos emoticons que deveriam ser resumidos a apenas 2:

🙂 feliz

😦 triste

Nada de:

coração ou

=* beijo

Seguindo a onda, na contra-mão do bom senso e de olho numa possível fatia mercadológica (dos acéfalos) o Telecine Brasil teve uma idéia genial. Criar um programa onde os filmes seriam legendados em ‘internetês’, então o sujeito iria ouvir o som original do filme e se deliciar com a legenda esdrúxula e errada.

Cadê o comitê contra baixaria na TV?

Pois bem, os fóruns de informática na internet são uma fonte riquíssima de conhecimento baseada em trocas de experiências entre os usuários, com isso, se tornaram a primeira opção de solução para qualquer problema informático de qualquer cidadão minimamente instruído ou que deseja vir a sê-lo. O problema, é que muitos dos colaboradores destes fóruns são justamente aqueles bastardos acéfalos que gastam seu precioso tempo descobrindo uma maneira de burlar um joguinho ou conseguir aquela versão beta da próxima versão de não sei quem. Então, haja paciência para ler os seus relatos.

Hoje eu estava com uma dúvida simples, qual a melhor marca de placa-mãe (Asus ou Gigabyte?), e resolvi recorrer à experiência e versatilidade da tribo mundial. Muito bom, muito bom… Desde que, é claro, alguém entenda alguma coisa.

RETIRADO DE FÓRUM:

eu sempre ouvi dizer tembem k as asus era melhore mas o k se ve nos benk e k com = chipset as giga sao bastantes vêz melhore. um caso particular de mao mother da asus e aquela de chipset nvidia sli 2x pcie 16x
da intel, existe essa e uotra de 2x pcie 8x fizera um benk como essas duas e outras e o resultaldo e k a diference de desempenho cpu n existe de sli e de 5-10% (se bem me lembre) mas era mt instavel e que a não ser para sli com gpus hight-end era melhor comprar a de 2x pcie 8x por causa da instabilidade

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Tecnologia – Internetês”

  1. Diogo C, Scooby Says:

    O que esse retardado do fórum fumou?? Põe um desses pra nós!!

Deixe uma resposta

