Quer mais moedas de ouro?

by

O Second Life assustou muita gente, talvez por ser a prova mais convincente de que um futuro parecido com Matrix nos espera. Mas além da vida online outro fator me assustou, a notícia de que pessoas estavam enriquecendo (ou quebrando) ao justamente vender e comprar bens, lotes e dinheiro do jogo no mundo real.

Funciona assim, você cria um boneco e este aparece no mundo de Second Life com uma mão na frente e outra atrás. Recebe uma certa quantidade de ‘dinheiro’ que tem o objetivo de te familiarizar com as regras mas não é o suficiente para garantir saúde, educação e moradia ao pobre coitado. Com isso você deve trabalhar, estudar e se aperfeiçoar de maneira a conseguir os tais créditos. Pra que? Para comprar uma casa num terreno badalado, roupas, carros e etc. Tudo como no mundo real.

Foi então que um sujeito levou a brincadeira a sério e começou a comprar todos os terrenos badalados de uma região (dentro do jogo) e revendia a preços inflacionados, pronto, ficou rico. Rico no jogo? Sim, mas graças a parcerias e estratégias comerciais é possível revender seus créditos do jogo em troca de dinheiro de verdade, ou, pegar dinheiro e comprar crédito.

Bom né? NÃO!

Talvez seja uma tendência incontrolável, sem volta mas ainda assim devemos ter cuidado de separar diversão de qualquer coisa.

Eu me lembro quando era pequeno e a televisão vivia infestada de propagandas de DISK-isso, DISK-aquilo, DISK-piada, DISK-amizade, DISK-sexo e por aí vai. Você era hipnotizado a ligar praquelas porcarias até que um dia vi no jornal:

Família entrou na justiça contra operadora que cobrou R$ X mil na conta telefônica por DISK-piada

E a família ganhou! O que aconteceu? Os pais saiam para trabalhar e deixavam os filhos aos cuidados da televisão. Esta, traiçoeiramente, dizia de 5 em 5 minutos “Ligue para o palhaço tal, ele quer conversar com você amiguinho!” – e foi assim que a criança torrou a fortuna em horas e mais horas de conversa telefônica. Mas a culpa não era dele (ou dos pais) ele estava hipnotizado.

De volta em 2010 estou vendo o jogo mania do momento Farmville dentro do Facebook. Você cria uma fazenda, cultiva produtos, ganha créditos e blablablabla uma bobagem (como qualquer joguinho). Num belo momento você se depara com a mensagem ‘Deseja conseguir mais créditos?‘ Sim! Como? Pagando.

Então amiguinho, se você quer que a sua fazenda fique mais bonita e vistosa do que a dos outros coleguinhas, você pode literalmente comprar uma melhor.

Logo em seguida entrei no Orkut e me deparei com um abandonado Buddy Poke (um boneco que representa o seu perfil e suas emoções). Ele estava tão abandonado que resolvi mudar o ânimo por uma emoção nova e bonitinha. Cliquei sem reparar no aviso ao lado:

Esta alteração requer 1 moeda de ouro. Você tem 20 moedas, deseja realizar a atualização?

Bem, sim… e em seguida apareceu: “Consiga mais moedas de ouro.

Interessante! O que teria, ó Deus, eu (seu servo e escravo do bem e da verdade) que fazer para conseguir mais humildes moedas de ouro?

Antigamente circulava um SPAM que dizia o seguinte “envie esta mensagem a todos os seus amigos ou o Orkut e o MSN serão pagos!” já estou até vendo um futuro próximo “deseja enviar scraps ILIMITADOS????? Click aqui.”

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “Quer mais moedas de ouro?”

  1. roulette trick Says:

    Tja, das Leben kann so scheisse sein, mann muss sich nur mühe geben.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: