Informática, para que te quero?

by


Você aperta um botão, a TV liga.
Aperta outro e ela muda de canal.
Mais um abaixa o volume e outro desliga.
Porque o computador não pode ser assim?

É claro que o computador oferece possibilidades infinitamente maiores que qualquer televisão, mas ainda assim isso às vezes chateia a gente.

Ora pois, veja você, instalei o Windows 7 no meu querido e ‘velho’ desktop e a operação foi concluída sem problemas exceto por um pequeno detalhe, não identificou a placa de rede.

A placa é do tipo onboard (junto com a placa-mãe) e o driver vem naquele CD que a acompanha. Quando o sistema operacional não identifica e instala automaticamente os drivers necessários você recorre a este CD. Foi então que tive uma desagradável surpresa, o driver do CD era incompatível com o Windows 7. Cacete!

A placa mãe da Asus (modelo K8U-X), desenhada para o Windows XP (ou seja, 2 gerações de Windows atrás) foi tida na época como um modelo básico para atender às necessidades básicas de um usuário básico (descobri isso hoje) e querer que ela funcionasse 100% com 2 gerações à frente seria realmente exigir um pouco de mais da coitada, mas ainda assim eu confio no seu potencial e continuo precisando que ela supra as minhas necessidades BÁSICAS. Se fosse um ‘som’ on board que tivesse dado problema, ou o ‘video’ (tenho video off-board) ainda ia, mas a rede?? O que fazemos hoje num micro sem rede? Sem internet?

No site da Asus dizia que a placa-mãe era simplesmente incompatível com o Windows 7 (e até com o Vista, era usável até o XP), beleza!

Tentei instalar manualmente através das opções oferecidas pelo Windows. São milhares de fabricantes e modelos mas nenhum dos que peguei aleatoriamente funcionou. Alguns inclusive dando aquela simpática tela azul. Beleza!

Começamos então o garimpo no Google. Procurei por “K8U-X LAN WINDOWS 7”, “K8U-X LAN”, “GOD HELP US WITH 7” mas nada parecia adiantar. Foi então que vi um infeliz comentando que a LAN da K8U-X era uma Realtek8021CL. Procurei exaustivamente por este driver mas não consegui. Voltei nas sugestões do windows e encontrei o fabricante REALTEK com alguns modelos 8019, tentei e INSTALOU! Bão demais, só tinha um problema, não funcionava. Cacete!

Tentei mudar uns parâmetros, resetar, modo de segurança mas não identificava a rede de jeito nenhum. Voltei pro Google. Foi assim que vi oooutro infeliz comentando que a parte de rede da K8U-X era to tipo PHY (???!) e que eu só conseguiria estes drivers através da atualização do CHIPSET da placa-mãe que no caso era ULI M qualquer coisa.

Chip quem? Chips! Oba!

Hmm, agora temos outra direção a caminhar. Tentei novamente o CD da placa-mãe, instalar o Chipset mas, nada, incompatível com W7.

Procurei então por atualização do meu chipset e tal, e blabla e blabla, download, pendrive, instala e: YES! YES! YYESSEYY! Funcionou!

O problema do computador é que ele é muito frio. Da mesma forma que você liga e ele mostra uma mensagem curta e grossa do tipo: “NÃO CONECTADO”, quando o problema é resolvido ele simplesmente navega, como se não houvessem glórias e dragões deitados por trás desta façanha.

Ah não, após uma maratona dessas devia aparecer algum incentivo na tela: “parabéns cara!! Você é foda!!! Pensou em desistir tantas vezes, voltar pro XP, comprar outra placa de rede, mas NÃO!, você venceu, a placa agora funciona! Você é O CARA!

Missão cumprida, qual o botão em comum do computador com a televisão?

TURN OFF.

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Informática, para que te quero?”

  1. Lucio Soares Says:

    Bom dia, será que alguem vai ler? sim vai….
    Estou com o mesmo problema, placa K8U-X e sem rede e som com o vin7.
    Vc ainda tem o link para atualizar o chipset e do driver Realtek?

    obrigado.

    • bussainchains Says:

      Opa! Agora você me apertou, vou dar uma pesquisada de novo e ver se ainda tenho o arquivo lá aí te mando. Também tive problema com o som e com o video mas estes, após alguns dias, o próprio Windows Update fez o papel sujo e instalou automaticamente os drivers corretos. Quando conseguir te aviso.

      Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: