Tecnologia – Ubuntu e Eu [1]

by

Cansei do Windows! Na verdade, não é bem que eu canseeei mas cansei de fazer parte do sistema. Que sistema? Bem, é notório que hoje em dia em alguns lugares temos mais computadores do que gente e sabemos também que em cerca de 90% desses computadores o sistema operacional instalado é o Windows. Windows que é da Microsoft. Microsoft que é do Bill Gates. Bill Gates que é (ou está no TOP5) dos homens mais ricos do mundo. Ou seja, você usa o Windows, você ajuda o Bill.

Mas não precisava ser assim! Temos outras opções mais modernas, mais seguras e inclusive, mais baratas! Não só mais baratas, temos opções GRATUITAS! Agora imagine uma coisa, existe uma opção MAIS MODERNA, MAIS SEGURA e GRATUITA!! Não é perfeito? É!! E porque então utilizamos Windows em 90% dos computadores do mundo?? O Windows que não é gratuito, o Windows que não é barato, o Windows que não é confiável, o Windows, que o Windows, que o
Windows..? Porque fazemos parte do sistema! O sistema bem sucedido criado pela Microsoft! Dizem que eles fazem vista grossa com a pirataria residencial, como forma de ‘viciar’ o usuário para quando este chegar no ambiente de trabalho sentir a necessidade de trabalhar com máquinas Windows, porque simplesmente não sabe usar outra coisa.

Recentemente a prefeitura de Belo Horizonte radicalizou e mandou instalar Linux em tooodas as máquinas da máquina municipal. Com exceção de algumas administrativas e técnicas, o restante usaria a distribuição gratuita. Pois bem, um informante interno me confidenciou que não deu certo e o vírus vai voltando.

A PUC Minas, em iniciativa parecida, não tem mais licenças do Microsoft Office (já faz uns anos) e instala, pelo menos nos laboratórios dos alunos, o maravilhoso (e gratuito) Open Office. É certo que os alunos não gostam, mas quem gosta de mudança? É de graça sô! Então, na falta de outro padrão mundial, ficamos assim mesmo.

O que acontece é que de um tempo para cá a Microsoft vem colocando água no chope da rapaziada e já não se ativa um Windows com tanta facilidade quanto era na época do Windows XP e anteriores. O esquema começou a complicar e a ficar chato! Leia, chato! e não impossível. Tem que pegar programa aqui, ali, esquema de lá, um-disse-não-disse danado.

Ah sim, é ÓBVIO que temos também a opção de COMPRAR o sistema. Ou então, nos adaptarmos às versões Home Basic da vida que vem instalada em computadores Dell ou afins. Mas não vamos considerar esta opção, queremos liberdade e alternativas.

Para tudo temos o LINUX!

A história do Linux é bonita, cativante e não vem ao caso. O que devemos saber é que ele é um sistema operacional, moderno, confiável, gratuito e feito em forma de colaboração global. Software livre. E tem também um esquema de diferentes versões e distribuições da qual não quero aprofundar, tanto porque, sou leigo e não sei.

Foi então que no meio da confusão apareceu uma versão do Linux chamada UBUNTU voltada justamente para usuários leigos, preguiçosos e esperançosos de dias melhores. Eu! Faz tempo que venho namorando o Ubuntu e tentando me acostumar à idéia. Já baixei a imagem do cd diversas vezes, pedi o disco pelo correio e inclusive cheguei a instalar na máquina na forma de Dual Boot, deixando a opção de Windows + Linux. Infelizmente é claro que não deu certo, não porque o programa não funcionou, mas porque eu nunca tinha desejo de entrar no Ubuntu e acabava cedendo à facilidade da mesmice. Agora chega! Vou radicalizar! Pelo menos no netbook, my best friend. Formatar 100%, nada de deixar partiçãozinha socorro. Não! Vamos abraçar a causa e ver o que acontece. E para tanto, seguindo o exemplo de diversos outros blogs mundo afora, resolvi registrar a aventura no diário de bordo, a nossa novela eletrônica chamada “Ubuntu e Eu“. Esse primeiro post serviu apenas para descrever os motivos da jornada e nos próximos narrarei o passo a passo de problemas e benefícios encontrados de forma a incentivar toda a humanidade a refletir sobre o problema.

Boa sorte!

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: