Tecnologia – Ubuntu e Eu [4]

by

Ah, eu falhei! Eu sou um péssimo reviewer, desisto. Não que não tenha levado o plano de sobreviver com Ubuntu (e somente) no notebook à risca até hoje, 5 meses depois, mas falhei na narração de como foram estes dias “Windowsless” e cá entre nós, sinceramente falando, não voltei pra Microsoft ainda por preguiça.

Enfim, o Ubuntu é bom? É sim! É muito bom, e claro, de graça! Essa palavrinha linda, e no caso do Linux não vem acompanhada de armadilhas como nos “falsos-de-graça” de hoje em dia. À exemplo dos aplicativos para smartphones nos Market Places Android e Apple Store da vida onde você baixa o jogo/programa “de graça” e vem; ou recheado de propagandas insuportáveis ou é apenas um tira-gosto pra você comprar a versão FULL, essa palavrinha feia.

Mas ainda assim o Ubuntu tem uns probleminhas. É claro que talvez o problema seja eu e minha falta de vontade, mas um sistema que quer se popularizar não deveria, à primeira dificuldade, fechar a cara pro usuário e dizer “se vire” e sim adotar um espírito Santander do tipo “vamos fazer juntos?”

Para você ter idéia das dificuldades, não consegui instalar o Firefox 4 até hoje no computador porque não consegui! Eita burrice! Fui no site, fiz o download da versão para Linux mas não consegui achar jeito de clicar num arquivo e ele começar a instalar lindamente sozinho. Busquei ajuda porcamente aqui e ali no Google mas os fóruns longos, técnicos e fedendo a piadinha e gírias nerd me enjoam. Deixei pra lá.

Outro problema, esse sim mais grave, é o fato de estar achando o sistema consideravelmente mais lento. Às vezes abro 20 abas no Firefox e o bicho quase pede por favor para fazer alguma coisa. Se no meio destas tiver um ‘youtubezinho’ então, esquece.

Novamente busquei ajuda no Google sobre lentidão na internet no Ubuntu mas o resultado foi o mesmo.

Por fim, tem a inconveniência muito grande de não ter programas consagrados em versões livres e chic para Linux, à exemplo até mesmo de, pasme, Skype!

Não é que não tem Skype pro Ubuntu, tem sim, mas uma versão 2.0 com visual de 1970 que faz chorar de rir os usuários Windows 7 Skype 5.

Ainda assim, aquela vedete do momento, a tal da Cloud Computing Web 2.0 ajuda a minimizar boa parte deste lamento, uma vez que Facebook vai ser Facebook em qualquer navegador. Seja você preto, branco, Windows, Linux, Mac e quiçá; Android e iOS! O mesmo vale pro Gmail, Yahoo, Folha de São Paulo, Redtube🙂 e companhia. O problema é que voltamos naquela questão da lentidão percebida.

E aí, como ficamos? Vim aqui me despedir e voltar pra Microsoft?
Ainda não, porque? Porque estou com preguiça. Além do mais vi no jornal que lançaram uma versão nova do Ubuntu então vou dar mais uma chance pro rapaz. Vou instalar a nova e QUEM SABE um dia, escrever alguma bobagem a respeito.

No mais, espero que o Google lance seu Chrome OS e possa assim adiar ainda mais o meu retorno cruel e insólito ao domínio do império.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: