Certa vez, bicando uma conversa alheia, ouvi um comentário que me chamou a atenção: “Quem faz propaganda de cerveja acha que quem bebe é retardado.” Comecei a refletir e fui obrigado a dar toda a razão.
Vira e mexe estas empresas de publicidade se vêem em entraves jurídicos sendo proibidas de fazer isso ou aquilo. Na maioria das vezes por utilizarem conteúdo abusivo, apelativo ou de mau gosto. No mais, as propagandas são chulas e estúpidas, servindo apenas para manter o nome da empresa na mente das pessoas.
Uma empresa que eu tiro deste filão é a Nova Schin que, ao invés de fazer peças que exploram simplesmente corpos desnudos ou “turmas de jovens felizes”, utiliza a inteligência (ou vez por outra utilizam).
O comercial do “Experimenta, experimenta!” de tempos atrás, marcando a mudança da marca de Schincariol para Nova Schin, foi uma das estratégias de marketings mais geniais e bem sucedidas do Brasil moderno. A empresa, de certa forma, assumiu que seu produto era ruim, remodelou e convidou o cliente a experimentar a nova fórmula. Foi um arraso! De tal forma que, uma empresa que andava apagada à beira do fechamento, pulou para o TOP3 das cervejas nacionais(*). Um episódio lamentável foi o caso de Zeca Pagodinho (que participou do Experimenta!) falando da Brahma num show. Ele alegou que não leu o contrato (e desde quando ele lê contrato? dinheiro não serve pra comprar alguém pra ler contrato? ah!!) e não sabia que não poderia falar em público de outra cerveja. Acredito mais que tenha sido uma estratégia podre da Brahma para fazer o Zeca falar mal da Nova Schin e puxá-lo para seu lado o que, de fato, aconteceu.
Outra propaganda boa, que eu ria e ria e ria…, da Nova Schin, foi aquela do “Fifi canê“. O negão chegava num buteco na África e pedia uma Nova Schin, o dono olhava pra ele e dizia: “Nova Schin? Fifi canê! Fifi canê!” – olhando pro mar. A cena mudava e mostrava o negão saindo da praia, de roupa e tudo do jeito que estava, deu uma arrumadinha no cabelo, na gola da camisa, chegou no bar e bebeu sua Nova Schin, no Brasil.
Mesmo as propagandas mais bobas da Nova Schin, como estas da Ivete, ainda são infinitamente melhores do que a concorrência. A Ivete pelo menos sempre tem uma musiquinha boazinha e a propaganda é simpática, sem forçar ninguém a nada.
Vamos ver agora o outro lado. A Antarctica, apesar da proibição de usar mulher “pelada” nos comerciais, explora a beleza e curvas de Juliana Paes, naquela história de “A Cerveja BOA“; onde BOA seria “Bebedores Oficiais de Antarctica“. Conversa fiada.
A Brahma, que por muitos anos se limitava a se declarar como a A Número 1!, faz peças tolas do estilo “Refresca até pensamento” ou a tartaruga que driblava o motorista. A primeira propaganda da tartaruga foi até simpática, o problema foram as outras 500. Tal ponto que tiveram que proibir comercial de bebida alcóolica com animais e bichinhos ou qualquer coisa que incitasse crianças a simpatizar com bebida.
Recentemente, depois do caso Experimenta!, a Brahma contratou Zeca Pagodinho como garoto propaganda e foi aí que o nível foi lá em baixo mesmo. O mais apelativo foi a tal da “Zeca-feira“, pelo amor de Deus.
A Kaiser anda apagada, durante décadas explorou o baixinho e todos eram felizes. Também não faz falta.
A Bohemia é metida a chic, mas sua propaganda não vende estilo de vida. Vende cerveja. Por isso se preocupam em dizer os processos de fabricação, a qualidade do produto, a história da fábrica e coisas refinadas do tipo.
Agora a pior de todas é a Skol(**). Vivem de inventar modismos, piadinhas, estilos, turminhas, giriazinhas e tudo mais para insultar o intelecto de quem bebe. O slogan é “A Cerveja que desce redondo“, tudo bem. E aquele negócio de uma nave alienígena que tinha a fórmula da cerveja? Besteira. Motorista da rodada, grande besteira! Até parece que alguém ia ficar feliz em ser escolhido o motorista da rodada enquanto os outros se deliciiiam com a gelada. Besteira. Paquerador, besteira. Torcedor, besteira. É tudo besteira! Não falam de cerveja, falam de gente bonita que é feliz porque bebe cerveja. Isso é vender estilo de vida, e por este motivo, as propagandas de cigarro foram proibidas.
Se o nível continuar caindo e for, cada vez mais, apelativo, sugiro que proibam as propagandas de bebida alcóolica assim pelo menos podemos beber com a consciência tranquila sem ter alguém te chamando de idiota.
Uma cerveja boa mesmo não precisa de propaganda em massa e comerciais a cada 30segundos para fazer com que você jamais se esqueça dela. Uma cerveja boa precisa de preço e qualidade equilibrados. Uma cerveja boa você bebe uma vez e se apaixona. É por isso que eu digo: Eu amo ITAIPAVA!
(*) Tramóias e sonegação de impostos, que culminaram numa operação da Polícia Federal, também ajudaram no sucesso comercial da empresa, mas isto não vem ao caso.
(**) Interessante lembrar que Skol, Brahma e Antarctica são do mesmo dono.
Tags: ambev, antarctica, brahma, itaipava, juliana paes, kaiser, nova schin, schincariol, skol
março 5, 2009 às 20:26 |
Curti a idéia da proibição de propaganda de cerveja. Será que pega?
agosto 10, 2009 às 21:29 |
Não precisava fazer este circo todo para dizer que cerveja boa é a Itaipava, as propagandas são as mesmas, umas piores que outras, mas todas agressivas, assim funciona o mercado.
outubro 23, 2009 às 19:14 |
[…] mais visitado: Propaganda de Cerveja Visitas: […]
outubro 24, 2009 às 19:52 |
De extremo bom gosto as suas colocações. Honra-nos ter pessoas com o seu nível cultural, que somente nos acrescenta.
Roubei-lhe essa fotografia, “no trouble”? Sem nenhum fim lucrativo ( rsrssrsrs ): ela se encontra no meu orkut.
Estarei sempre por aqui em busca de novidades…
março 2, 2010 às 02:00 |
Adorei o seu post. Procurando por imagens de cerveja encontrei o blog. Lí e gostei. Como dito pela amiga ai de cima, de muito bom gosto suas colocações e observações sobre os comerciais.
Voltarei a ler.
abril 17, 2010 às 00:14 |
muito bem elabora seu artigo… adorei… penso igual: acho que propaganda de qualquer bebida alcoólica deveria ser proibida… principalmente as apelativas… até mesmo porque ninguém fica bonito porque toma àquela ou está cerveja, na verdade fica barrigudo e “barriguda”, venho de uma família que é bastante cervejeira e notei que as mulheres também ficam com as famosas “barriguinhas de cerveja”.
fevereiro 3, 2012 às 11:31 |
“O negão chegava num buteco…” Que comentário…
julho 9, 2013 às 14:08 |
interessante
só adoro quando é de mulheres lindas e sem ser de borrachas ok bjs xauuuuuuuuuuuuu
janeiro 3, 2015 às 23:09 |
Ótimo texto se não fosse o final…
A Itaipava…
O Verão chegou…
março 10, 2015 às 01:02 |
É POR ISSO QUE VOCÊ AMA A ITAIPAVA? POIS DE TODAS AS CERVEJAS É A QUE TEM A PROPAGANDA MAIS APELATIVA, VULGAR E IDIOTA! UMA MULHER LINDA PARECENDO RETARDADA ANDANDO DE UM LADO PRO OUTRO SERVINDO UNS IDIOTAS BABÕES?? FALA SÈRIO, NÍVEL MUITO BAIXO! SOU MULHER, GOSTO DE CERVEJA, MAS ME RECUSA A CONSUMIR O PRODUTO DE UMA EMPRESA QUE SE PRESTA A UMA PROPAGANDA TÃO MACHISTA E VULGAR.