Tecnologia – Microsoft + Yahoo! vs Google

by

Certa vez uma professora me disse “o poder é indestrutível, o pessoal briga, briga, briga, faz oposição, pra que? Para tomar o poder.”

A Microsoft está hoje numa situação favorecida por conta de uma visão de negócio bem sucedida em outras épocas e também por incrível talento comercial. Veja bem, comercial e não técnico. O importante não é saber fazer, mas ser amigo de quem sabe, ou no caso da Microsoft, copiar mesmo.

Já o Google apareceu com serviços miraculosos que saltaram aos olhos de todos e ainda convenceu o mundo de que era possível ter soluções de qualidade e gratuitas. Hoje vemos que o gratuito não é bem fruto de mágica e sim de patrocínio e que o interesse do Google no comportamento dos usuários é sim preocupante.

Tempos atrás, falando em informática, haviam dois pólos principais no mundo, a Microsoft e a Apple. Quase que o bem contra o mau. A Microsoft fornecia soluções copiadas em larga escala a preços acessíveis (quase sempre com produtos porcos e defeituosos) já a Apple não só trazia inovações como lançava tendências, porém, para um público limitado e disposto a investir em tecnologia.

Hoje vemos que a Apple também não é lá flor que se cheire, mesmo mantendo razoável frequência em bons lançamentos (de hardware como Iphone, Ipod, Imac etc) vez por outra alguma tacada comercial deixa os fãs mais histéricos com a pulguinha atrás da orelha. Porque o bluetooth do Iphone é limitado para fone de ouvido e para enviar arquivos para outro dispositivo preciso utilizar o serviço pago de uma operadora? Porque só lançaram, a princípio, o Iphone pela AT&T? Pois é, quem tem o poder dita regras.

O Google, principal frente anti-Microsoft, já começa a mostrar as garrinhas e preocupar os usuários e como se não bastasse, o Yahoo agora cedeu a pressão e entrou para família Gates.

Será que é possível um software realmente gratuito e realmente de qualidade que podemos confiar? O Google ia bem, mas vale lembrar que o Google é uma corporação. Não confie em corporações pois eles tem objetivos financeiros.

Nestas horas nos lembramos do exemplo do Linux e da Mozilla Foundation (Firefox), rede internacional de colaboração mútua visando o bem estar geral. Será que podemos confiar nisso? Até agora sim.

Mas com esta história de fusão na informática, eu só sei de uma coisa…

E agora, quem poderá nos defender?

ch

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: